A Via Chiantigiana, que liga Firenze a Siena, expressa em cada pedaço, cada curva a historia milenar dessa região, hoje turística e multicultuada, a Toscana.
As primeiras evidencias desse caminho remete aos Etruscos, povo que precedeu os Romanos ha três mil anos atrás. Em Volterra e Cole d' Elsa há ruínas além de escavações que evidenciam pecas e construções do dia a dia desse povo.
Com a chegada dos Romanos há dois mil anos atrás, essa era mais uma via típica desses tempos - pavimentada com pedras e contornos bem delineados, o que era a tradução da política expansionista dos romanos. Não é gratuito o ditado "todos os caminhos levam a Roma"......
Já no período entre a Idade Média até o Renascimento, época conturbada pela animosidade entre Siena e Firenze, a estrada se sofisticou em fortalezas, pontes, abrigos, conventos que garantiam a segurança entre um e outro. Essa estrutura se conservou até hoje: as cidades muradas, os castelos, as igrejas, as hospedarias...... tudo construído em pedras do lugar e intocadas, o que garante uma beleza singular a região.
Nosso Fiat Panda pela Toscana |
Paisagem rural da Toscana |
Usávamos o GPS do IPAD e foi uma ferramenta maravilhosa e nada lógica. Nos levou por caminhos desertos, quase despovoados, usados há mais de mil anos. Em algumas curvas nos deparávamos com uma e outra casa em pedra, alguns ciprestes e mais nada,o que nos fazia acreditar que vagávamos por uma época muito remota.
Ciprestes |
Vimos as decantadas "colinas suaves", os ciprestes, os vinhedos e os olivais. De quando em quando uma ovelhinha e quase nada de animais. Devem viver em estábulos. De pedra, é claro!
I
Nenhum comentário:
Postar um comentário