quarta-feira, 29 de maio de 2013

5.7 - Uruguay. Bodega Colinas de Garzón

No departamento de Maldonado encontramos uma fazenda especial: amendoas, azeitonas, azeites e vinhos: Colinas de Garzón. O nome vem no povoado próximo: Pueblo Garzón onde vivem umas 300 pessoas. Isso mesmo, o mesmo local onde o chef argentino Francis Mallmann apostou todas as suas fichas turísticas em seus assados.



Colinas de Garzón é fazenda sofisticada de 4.000 hectares,  550 deles com azeitonas, 150 com amêndoas, e 170 com vinhedos. Fazem mel também. As oliveiras vem da Espanha, Itália, Israel.  São plantas específicas para solos pobres e secos; são árvores de deserto. As amendoeiras, já secas para o inverno, são enxertadas em cavalos de pessegueiros. Pura curiosidade.



O proprietário é  argentino e dono de duas bodegas lá. Petroleiro também, Juan Luis Bouza, dono da terceira maior fortuna do Uruguay. A fazenda aposta tudo no ramo da gastronomia de luxo, do azeite, às amêndoas e ao vinho. Tudo em pequenas quantidades, com qualidade especial em estilo boutique.


O carro-chefe são os azeites, não os vinhos. Vendidos como varietais ou blends, são extraídos - não por prensagem - como reza a tradição européia, mas por centrifugação. 

No ranking mundial são os azeites mais premiados da América e ocupam o oitavo lugar dos melhores azeites do mundo. Fizemos uma degustação dos azeites ( não é coisa fácil ingerir uma colher de azeite!) com a mesma metodologia dos vinhos: aroma e sabor.

O que dá qualidade ao azeite é a sua acidez porém não garante nem sabor nem olor, mas permite classificá-los em 3 tipos:
1. extra-virgem: até 1% de acidez
2. virgem: entre 1,2% e 1,5% de acidez
3. virgem fino: entre 1,5% a 2,3%.
Os melhores azeites têm até 0,5% de acidez, os de Colinas de Garzón tem acidez de 0,2%.

Comprei três tipos: um blend (arbequina - coratina), outro Coratina -barnea-picual e um varietal da espécie italiana Coratina. De longe, são os melhores azeites que eu já provei. Antes, eram distribuídos aqui pela La Pastina, mas agora não mais.

Resultado de imagem para vinhos colina de garzon

Bem, há vinhos também: tannat, albarinho, merlot, chardonnay e tempranillo. Fizemos uma degustação rápida, muitas compras e seguimos adiante para Montevideo.

Resultado de imagem para vinhos colina de garzon



Nenhum comentário:

Postar um comentário