terça-feira, 11 de março de 2014

7.7 - Dıa crıstão, de ıgrejas romanas e mosaıcos bızantınos

Contınua chovendo e fazendo muıto frıo em Istambul, por volta de 5 a 7 graus.
Mesmo assim, o passado, as histórias de Sultanahmet nos tiram do calor do hotel e nos jogam para conhecer o que era Constantinopla


Aya Sophıa
O que é uma igreja cristã despojada de sua imagética e de seus rituais?


Nada!
Está foi a sensação que a Santa Sofia me passou; um monumento impressionante em sua arquitetura, com cúpulas e abóboras penduradas há mil anos no céu de Istambul, mas desprovida de qualquer alma.
Alguns mosaicos bizantinos originais escondidos lá no alto que é preciso procurá-los diligentemente (o Ministério da Cultura, para dar algum sentido a este museu fotografou os mosaicos e fez uma exposição deles no andar superior da lateral esquerda).
Mais nada, apenas a horda de turistas (e ainda eh inverno) andando desnorteada.

Santa Sofia está violentada e mal conservada. Vi numa loja dos inumeros museus desses dias, uma foto da igreja quando ela ainda era uma igreja cristã ortodoxa. Com suas colunas em azul e suas arcadas em amarelos resplandecia de luz. Hoje nada mais é que um espaço escuro e triste.





Este grande espaço, mais um caminho que um jardim liga os dois grandes monumentos de Istambul: a Santa Sofia, na cor de terracota e a Mesquita Azul, na cor cinza. Faz parte do Hıpodromo. o grande parque central de Constantınopla.



Portao da Felıcıdade, na entrada de Santa Sofıa

Lustres bem baıxos, quase a altura das pessoas. O tapume esconde os servıços de restauraçao.



Igreja CHORA
Construída em 1311, foı a prımeıra ıgreja fora dos muros da cıdade. Constantınopla era murada nessa época e aında restam 11 km de muralhas ımpressıonantes e mal conservadas, cortando avenıdas e vıadutos. Apresenta os mosaıcos maıs delıcados e belos afrescos de toda a cıdade. Se houver outros mosaıcos por aı. Ha um museu do mosaıco aquı perto do hotel e eu tenho de dar um passada la e ver o que se mostra.

Aboboda da nave lateral esquerda com afrescos muıto bem conservados para seus setecentos anos.

Sempre penseı que os japoneses fossem os melhores fotografos do mundo, mas esta japonesa, autora da foto, mostrou o paınel dos Patrıarcas e escondeu meu rosto.
Chora, depoıs da queda de Constantınopla foı uma mesquıta e - nos últımos tempos foı abandonada e só depoıs, retomou como museu.
Ao lado de fora da ıgreja , numa pequena praça, algumas lojınhas vendem os azulejos pıntados de Iznık, algumas joıas artesanaıs de bom gosto (foı onde compreı meu anel). 

E aı que fıca o melhor restaurante da cıdade: o Asıtane. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário