O café da manhã vale a pena ser descrito: pepinos em molho de iogurte, salada de pepino simples, salada de tomate, salada de ovos cozidos co pepino, tomate e salsinha. Três tipos de pães, muita geleia, mel, iogurte daqueles espessos que agora no Brasil chamamos de grego, azeitonas em três tipos, verde, preta e recheada, além das coisas ocidentais: café, leite, sucrilhos, nescau, ovos mexidos, salsichas..... Vale pelo almoço, com certeza.
Depois do café da manhã era hora de ganhar a rua; precisava trocar dinheiro e tinha informações que no Grande Bazar as melhores cotações. 1 USD = 1,209 lá e no centro da cidade 1 USD = 1,16. Até lá, e não era perto fui na chuva, apenas protegida pelo capuz do casaco.
O Grande Bazar coberto e iluminado foi uma delícia; passear pelas lojas de lustres, tapetes, artigos em couro, xales e pachiminas e jóias, muitas jóias. Cerâmicas muito coloridas, muitos pratos e tijelas. Queria comprar quase tudo mas ainda estou no começo da viagem, vou apenas olhar e desejar. Na volta compro qualquer coisa. Ah, comprei uma sombrinha dum camelô por 8 TL (liras turcas) . A conversão eh muito fácil para reais 1:1.
Sombrinha em punho voltei pela rua principal do bairro: a Divan Yolu Caddesi onde passam os bondes e tem um comércio normal. Encontrei um velho cemitério no jardim de uma Mesquita e fiquei interessada nos monumentos funerários.
A essa altura o pé já estava molhado. Mais uma loja de doces, mostrando as Baclavas, típico doce em massa folhada.
Franceses em casais e americanos muito jovens em duplas eram a clientela do café da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário