segunda-feira, 10 de março de 2014

7.5 - Istambul. Chove o dia todo

Chove o tempo todo nesta segunda-feira, meu primeiro dia em Istambul. Estou num hotel que foi uma velha casa típica da era otomana (dois ou três andares em madeira). Fica muito perto da Mesquita Azul, numa rua um pouco escura, mas totalmente segura.

O café da manhã vale a pena ser descrito: pepinos em molho de iogurte, salada de pepino simples, salada de tomate, salada de ovos cozidos co pepino, tomate e salsinha. Três tipos de pães, muita geleia, mel, iogurte daqueles espessos que agora no Brasil chamamos de grego, azeitonas em três tipos, verde, preta e recheada, além das coisas ocidentais: café, leite, sucrilhos, nescau, ovos mexidos, salsichas..... Vale pelo almoço, com certeza.


Depois do café da manhã era hora de ganhar a rua; precisava trocar dinheiro e tinha informações que no Grande Bazar as melhores cotações. 1 USD = 1,209 lá e no centro da cidade 1 USD = 1,16. Até lá, e não era perto fui na chuva, apenas protegida pelo capuz do casaco.

O Grande Bazar coberto e iluminado foi uma delícia; passear pelas lojas de lustres, tapetes, artigos em couro, xales e pachiminas e jóias, muitas jóias. Cerâmicas muito coloridas, muitos pratos e tijelas. Queria comprar quase tudo mas ainda estou no começo da viagem, vou apenas olhar e desejar. Na volta compro qualquer coisa. Ah, comprei uma sombrinha dum camelô por 8 TL (liras turcas) . A conversão eh muito fácil para reais 1:1.





Sombrinha em punho voltei pela rua principal do bairro: a Divan Yolu Caddesi onde passam os bondes e tem um comércio normal. Encontrei um velho cemitério no jardim de uma Mesquita e fiquei interessada nos monumentos funerários. 




A essa altura o pé já estava molhado. Mais uma loja de doces, mostrando as Baclavas, típico doce em massa folhada.



Franceses em casais e americanos muito jovens em duplas eram a clientela do café da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário