sábado, 25 de maio de 2013

5.0 - Uruguay - Guarulhos, de novo! Indo para Montevideo.

A Confraria Burity, que se reúne mensalmente para degustar vinhos, está fazendo sua segunda viagem  enoturística-gastronômica. A primeira aconteceu em 2012, para Portugal. Nem fui, estava em pleno processo de quimioterapia.

Agora, em 2013, vamos para o Uruguay, terra da Tannat. Somos um grupo de oito: eu, Lívia, Marcia, Fátima, Marcos, Deborah, Almir e Mariana. A proposta é ir direto para Colônia Del Sacramento onde ficaremos dois dias. Tempo suficiente para apreciar a pequena cidade e conhecer um pouco sua história. O Brasil, leia-se Portugal, cobiçou o Uruguay no começo da século 17 e acabou fundando Colonia del Sacramento com o nome português de Colonia do Santíssimo Sacramento.


Li em algum aplicativo que o Uruguay, por ter nenhum recurso mineral - ni oro, ni plata - foi o ultimo território ocupado pelos espanhóis. Apenas depois do desenvolvimento das colonias rio acima, o território passou a ter importância estratégica pelas águas do Rio da Prata a encontrar o mar nesse ponto. Nesse contexto de geografia estratégica, a defesa e garantia de comércio eram fundamentais.




Depois vamos a Punta del Este, mais por sugestão do Marcos; eu voltaria a Punta del Diablo...... Depois visitar uma vinícola  pré-agendada e - por fim, Montevideo. Será um grande exercício de conviver, o que para mim é algo raro. Sempre viajei sozinha e, nos últimos anos, com o Alexandre, com uma sintonia redondinha. Fazemos e curtimos as mesmas coisas.


O cambio, me parece esta melhor que em 2011. Hoje 1 real vale 0,12 pesos. Parece que na outra viagem, foi 1 real= 0,20. Vou trocar dinheiro no aeroporto.


O avião esta fazendo barulho, hora de viajar. O grupo se dividiu em dois nessa primeira etapa: eu, Márcia, Marcos, Fátima e Lívia embarcando agora e - Almir, Mariana e Deborah, três horas depois. Nos encontraremos todos no aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário