segunda-feira, 13 de maio de 2013

4.15 - Mar da Liguria, a costa oeste da Toscana

Com a primavera avançando decidimos nos despedir da Toscana pela costa mediterrânea.
Domingo cedo saímos de Siena com o objetivo de chegar a Livorno, cidade de praia, porto, industrias pesadas e onde atracam os navios de cruzeiro com destino a Firenze.


Restaurante e terraço à beira do Mediterrâneo
No caminho, plena auto-estrada a nossa primeira visão do Mediterrâneo foi de suas águas azuis. Na primeira parada possível  estacionamos o carro num bar à beira da estrada e do seu terraço, ao lado de um café, o primeiro contato quase íntimo com o grande lago azul, palco de tantas histórias. Pessoais ou não!


Costa Mediterrânea


Optamos por um bangalô num camping em Antignano, 10 km ao Sul de Livorno.
Um lugar muito legal; o chalé era pre- fabricado (tipo container) com 2 quartos, cozinha, varanda e uma linda vista para o mar. 

Bangalô-trailer no Camping Miramare - Antignano
Os jardins estavam cheios de árvores que lembravam dama-da-noite, então havia uma mistura da maresia com o perfume das flores, único.

Assistimos o por-do-sol da nossa varanda, desfrutando um chianti clássico da Vinícola Sechi. Tudo perfeito. Alexandre cozinhou macarrão a carbonara (molho de gemas, creme de leite, parmesão e pancetta), com os ingredientes comprados na lojinha do camping. Perfeito para o momento e local!

Antes disso, descemos por uma escada até a água; todo o Mediterrâneo tem muitos penhascos, há que se construir atalhos para se chegar à água. Algas azuladas em grande quantidade espalhavam-se pela minúscula praia... odor intenso de maresia. Cheiro bom, lembra férias. Água ainda muito fria, de começo de primavera. Só conseguimos molhar o dedinho. Ficamos ali, jogando conversa fora até escurecer..... Prontos para o vinho e o espaguete à carbonara.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário