sábado, 9 de abril de 2016

12.15 - Bálcãs - Família Radojević

Dregon, Liliane e Andjelka compõem a família Radojević que nos receberam para jantar ontem VRBA, onde vivem. É naturalmente, Ceda, o boxer que Andjelka ganhou há uma semana atrás. VRBa é um distrito de Kraljevo, cidade comercial e polo da região.

Liliane gosta de cozinhar e de receber, e essa foi a diferença no jantar de típica comida Sérvia. Foi um ato de contestação à uma frase do Alexandre:
- Mãe, não vá com muita expectativa na gastronomia servia, eles não devem ter nada especial; eu nunca ouvi falar.

Pois é, eles têm muita coisa especial, mas isso vale um post daqui a pouco. Agora vou falar do jantar:

Duas saladas: a salada russa com batatas, vegetais cozidos e muita maionese.  É a salada servia com tomate, rabanete, 3 folhas verdes , queijo feta, pepino e azeitonas, pretas, gregas e saborosas.



Pão preto de sementes especiais, sem trigo.

Depois, páprica fresca recheada com kaimák, um dos pontos altos.


Em seguida, um prato quente de carne picada e enrolada em bacon servida com molho de shitake em creme de leite que comprovamos a preparação na cozinha. Andjelka nos disse que a ma~e havia preparado comida para um exército!


E foi a vez do prato mais especial da Sérvia: charuto de repolho que ficou 6 meses em conserva de água e sal, recheado com carne e arroz e servido com pedaços de carne de porco defumado. Realmente , muito saboroso..


Mais uma carne vermelha e eu estava morta: filé mignon servido com molho de 3 frutas vermelhas: groselha, framboesa e morango.

As fotos são testemunhas de que foi tudo verdade!

Três sobremesas: Halawi, a partir do gergelim, uma torta a partir de aletria, nozes e mel e - por fim - uma taça imensa de frutas e sorvete.



Ainda bem que Dregon gastou a hora seguinte falando da política sérvia, das inúmeras guerras, do campo de concentração para crianças que existiu na Croácia durante a Segunda Guerra e ninguém soube. Falou de Tito e da construção da Grande Iugoslávia. Falou da separação do país (absurda para eles!) e por fim do papel dos americanos armando os albaneses de Kosovo para garantirem sua independência. Inimigos, claro!


Finalizamos com a história que Milosevic foi assassinado em Haia, versão sérvia do que foi divulgado oficialmente: morte natural de ataque cardíaco.

Por tudo isso foi uma noite memorável. Obrigada aos Radojevic por esta vivência única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário