domingo, 28 de maio de 2017

13.38 - Ásia - Começando a voltar

Sonhei com a obra de Monteiro Lobato. Com um livro que não existe. Com um final surpreendente. 

O texto acima escrevi no meio da noite, acordando dum sonho incrível; um conto pronto. Com começo, meio e fim. Uma obra literária num sonho! Achei que aquilo seria suficiente para me lembrar do sonho e escrever o conto.

Qual o quê! Lembro vagamente duns flashes, como um ser extraterrestre que tinha a forma de uma borboleta de plástico azul, como um broche preso no colarinho da camisa de um homem e eles ficavam conversando... não é muito, concorda?

Hoje comecei a voltar para casa! Saí pela manhã de Hoi An, num sleeping bus que te pega na porta do hotel. São os mesmos 36 lugares da Pássaro Marrom, mas o conforto é muito maior. Como cabe? São 3 fileiras de 6 poltronas camas e um segundo andar igual.

Grande sacada! Porque os aviões não adotam o mesmo projeto? Que já existem nos trens desde 1920...

De Hoi An, voltei a Hué.

Mapa do trecho da costa central do Vietnã

Não consegui escapar do mototáxi. Aquelas tiradas que me fazem gritar na rua, quando se é passageiro é mil vezes mais aterrorizante. Voltei para o mesmo hotel: o Rosaleen Boutique Hotel, de longe o melhor hotel da viagem: é bonito, moderno, limpo e confortável; seu staff me ajudou muito sem explorar nos preços.

Meu quarto no hotel. Esqueça as pétalas na cama
Almocei comida ocidental e depois fiquei ouvindo ópera. Descobri um novo tenor: Jonas Kaufmann, alemão, jovem e muito bonito. A internet me informa que há ingressos à venda para um show em Londres, dia 16 de fevereiro de 2018. Os últimos 22 ingressos! Grande presente de aniversário para mim mesma. Decidir já, Edna.

Tenho 66 mil dongs na carteira (1 dólar = 22.000 dongs). Não quero mais trocar dinheiro porque saio do país amanhã cedo e não sei se volto ao Vietnã algum dia (Na minha idade não dá mais tempo de repetir paisagens). É a conta certa das duas cervejas que estou tomando.

Saigon Beer, a amiga nestes dias de calor.

Tenho o jantar e o táxi do aeroporto amanhã cedo. Eh, vou trocar 20 dólares! O táxi é 12, sobram 8 para jantar. A comida é barata aqui. Gastei muito menos que os 100 dólares/ dia planejados.

No avião da volta, faço essa contabilidade. 



2 comentários:

  1. Edna está voltando..
    Egoisticamente quase fico com pena que volte já...queria aprender mais com seus relatos!
    Mentira.
    Quero aprender mais sim, mas com você aqui por perto!
    ( embora quem esteja no Brasil, hoje em dia, esteja pensando se não estaria melhor lá pelos lados da conchinchina!!!)

    ResponderExcluir
  2. Relatos deslumbrantes de suas experiências, nos proporcionando aprendizado e uma curiosidade enorme de aprender mais sobre essas culturas. Parabéns e bom retorno.

    ResponderExcluir