terça-feira, 23 de maio de 2017

13.32 - Ásia - Mural de Mosaico em Hanoi



Há algo único aqui em Hanói. Não bastasse a ampla diversidade cultural, foi realizado um mural de mosaicos entre 2007 a 2010, como um presente à cidade, que comemorou 1.000 anos em outubro de 2010.


O tamanho do mosaico varia a cada fonte; de 3 a 6 mil metros de comprimento. Tem dois níveis: talvez 60 e 50 cm de altura.




A ideia foi da jornalista Nguyen Thu Thuy. Aqui se escreve o sobrenome primeiro, depois o nome. Seu projeto era tentar contar a história desses mil anos, que abrange 6 dinastias, além de incorporar elementos de arte contemporânea e desenhos infantis.









Mais que o mural em si, o que me impressiona é o poder de uma ideia nas mãos de alguém que tem persistência e habilidade para percorrer o caminho e fazer os contatos certos.

Thuy não é mosaicista nem artista, mas era da área. Escrevia sobre arte num jornal de Hanói. Depois da ideia, quebrou algumas loucas, fotografou e - com o auxílio do Photoshop - conseguiu visualizar e mostrar o projeto.

Fez a coisa bem feita. Contatou artistas, políticos e, depois de algum tempo era um projeto da cidade.

O material veio todo duma cidade aqui perto que faz cerâmica há 800 anos.Baa Trang. Algo como Cunha!

Um ano depois veio o primeiro financiamento internacional - Ford Foundation - e em algum momento, além da cooperação de artistas internacionais, montou-se na cidade inúmeras oficinas de mosaico, para treinar as pessoas da cidade, porque todo mundo queria participar.

Em 3 anos o projeto estava pronto!

Trabalho com projetos de financiamento múltiplos e com mosaico. O sucesso desse projeto, que começou porque aquele muro cinza incomodava a autora quando passava todo dia por ali a caminho do trabalho, me tocou profundamente.

Talvez porque hoje não conseguiria mais fazer isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário