quinta-feira, 25 de maio de 2017

13.34 - Bat Trang e suas cerâmicas

Sempre que vou a um novo lugar há 4 coisas que sempre quero conhecer:
- Os Patrimônios da Humanidade, conferidos pela UNESCO, 
- o mercado local, 
- uma Vinícola e 
- um lugar que produz cerâmica artesanal.

Então, foi dia de conhecer Bat Trang, uma vilinha de 800 anos, que produz cerâmica desde essa época.

Núcleo central de Bat Trang

Fui de Uber e como isso facilita as coisas mesmo que o motorista não compreenda uma palavra do que você diz e vice-versa. Atravessamos o Rio Vermelho onde há mil anos já existiam vilarejos onde viviam os ancestrais dos vietnamitas de hoje e seguindo por uma estrada rural, chegamos a Bat Trang. Ele me deixou no mercado de Bat Trang. 

Travessia sobre o Rio Vermelho
 Alucinei!

Devia haver umas 40 lojas! De cara vi aquelas porcelanas azul marinho e brancas que tanto amo. E lembrei da mala de 15 quilos no avião. E as cumbucas que eu tanto quero e nem sei se preciso? E os jogos de chá dos chineses com uma chaleira de 2 litros? 

Jogo de chá ocidental. Eu quero.

E os desejados e amados bowls não vieram.

E esses potes na Casa das Hortênsias?

Não quero, não faz meu estilo.

Vamos combinar que o par de leões iria para minha estante.

Fiz um grande esforço para me convencer que aquele era um passeio cultural, estava conhecendo a mais tradicional cerâmica vietnemita, conhecida no mundo inteiro.

E olhava. E olhava. Um bowl mais interessante que outro. Aqueles que na Liberdade, em São Paulo custa R$ 40,00, aqui ficava nuns 12!

Continuei espiando as lojas e peguei os endereços daquelas que entregam no Brasil e posso comprar pela internet. Vai que...

Por fim, a primeira compra: uma concha de cerâmica com cabo de bambu. Não existe no Brasil. Um presente. Não conto para não estragar a surpresa.

Depois umas florzinhas para fazer mosaico. Não resisti: achei um bowl cor verde-cana! E por fim, um prato para minha coleção de pratos. Essa foi engraçada: a mulher me pediu 600 mil Dongs ( nome da moeda vietnamita). Algo como 30 dólares. Achei caríssimo! Mas ela não sabia nem falar os números em inglês; então tirou do bolso aquele monte de notas e me mostrou 3 de 200.000. Disse adeus e dei 2 passos e encontrei outra lojinha de pratos; nem eram tão artísticos, mas custavam 50 mil. 

Decidi levar.

Não é que a vendedora anterior me cutucou e falou que vendia o dela pelos mesmos 50 VTD?

Voltei de ônibus urbano. 7 VTD.

Ah, o material para o painel de mosaico foi produzido pelos artesãos daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário