sábado, 20 de maio de 2017

13.31 - Ásia - Hô Chi Minh e a Guerra da Indochina

Um homem pequeno e velho, pouco cabelo e barba rala, corpo miúdo e aparentemente frágil. Um gigante! 

Hô Chi Minh
O General Hô Chi Minh tem uma longa história em favor da construção de uma nação; um papel parecido com Aung San, em Myanmar. Como sabemos a independência de toda essa região da Ásia veio tarde; foi só depois da Segunda Guerra Mundial, com um novo contorno geopolítico, que esses países adquiriram autonomia.

Hô Chi Minh saiu cedo do Vietnã, trabalhando num navio. Morou em Londres e depois em Paris. Ajudou a fundar o Partido Comunista Francês, em 1920, e isso não é pouco!

Hô Chi Minh jovem, vivendo na Europa


Táticas de Guerrilha? Foi aprender na Rússia! E fez toda a diferença no futuro. Antônio Conselheiro e Lampião praticavam táticas parecidas... 

Mas foi de Hong Kong que ele começou a organizar a resistência aos franceses que já estavam aqui desde 1854. E não pense que os franceses eram bonzinhos. ... mas ensinaram os vietcongs a fazer baguete, croissant e uma patisserie maravilhosa. E ao fim da Segunda Guerra Mundial, a resistência já estava azeitada.

Vão para a guerra! Em 17 de fevereiro de 1947.
No dia 07 de maio de 1954 , na Batalha de Dien Bien Phu, os Vietminh (soldados do Vietnã do Norte) venceram os franceses. 

Notícia da derrota em jornal francês

Quartel General no Vietnã do Norte

Conferência em Genebra. 75 dias de negociações! Por fim, a assinatura do Agreement of Armistice in Vietnam and Indochina. 

Estabelecia a divisão "provisória " do Vietnã em dois estados, usando o Paralelo 17 como referência. O norte ficaria com o Grupo vencedor da Guerra, isto é, Hô Chi Minh e o sul com o - ainda - Imperador Bao Daí.
Os franceses teriam 80 dias para deixarem o Vietnã do Norte , cuja capital é Hanói, onde estou agora.

E o último francês atravessou a Ponte Long Bien, sobre o Rio Vermelho, em 10 de outubro de 1954, depois de 100 anos de colonialismo e 7 anos de guerra.

E pelas 6 portas da cidade, uniforme novinho em folha, as tropas vietnamitas entram na cidade livre!

Dia de Festa!


Dias de festa!

Guerra do Vietnã? 
Esta é outra guerra e outra história...

Nenhum comentário:

Postar um comentário