domingo, 14 de maio de 2017

13.25 - Ásia - Nakhon Rachatsima, Tailândia

De volta à Tailândia (o plano é voltar à Tailândia para conexões 5 vezes),  agora com um objetivo específico: rever meu filho tailandês Winai e conhecer Lai Hemn, meu neto tailandês de 15 meses de idade.

Foi legal que esse encontro - depois de 17 anos - tivesse acontecido justamente no Dia das Mães num saguão de aeroporto. E my boy chorou de emoção! E, falando português, percorremos os 250 km até esta cidade de nome impronunciável. Estradas duplicadas e com direção de mão invertida.

Winai e sua família, orquestrados pelo pai, Mr. Kiuratirai, proporcionou uma recepção muito calorosa; hospedou-me na melhor suíte de seu hotel (nunca sei bem das atividades profissionais do Winai) e esteve sempre ao meu lado, atento a todos os meus desejos.
- O que mamãe quer fazer?  ele me perguntava amiúde.
- Mamãe quer ir ao cabelereiro, preciso cortar o cabelo... Em nosso português/ingles truncado, muitas vezes me colocava como terceira pessoa. E Winai me leva ao cabelereiro tailandes.
E que transformação! 

Eu e o cabeleireiro tailandês

Nesse tipo de viagem, nosso visual fica descuidado, machucado pelas demandas das atividades. Depois almoço com a família, com os pratos típicos de Korat.... A sobremesa era arroz marinado no leite de coco com açúcar, a ser comido com manga madura. Maravilhosa!

Massagem..... convocada a melhor massagista do hotel (massagista velhinha e vestida de preto pela morte do rei, era sinal de competência) ... prazer antecipado. Depois comprar sedas tailandesas, comprar óculos (bem mais barato aqui que no Brasil), passeio na vinícola, no templo, jantar com toda a família, incluindo o avô chinês de 91 anos,
Akom

num típico restaurante chinês, com um menu de 9 pratos na imensa mesa redonda....

Mãe do Winai no restaurante chinês

Lay Hemn e sua babá

Iguarias chinesas; para cada prato, seu molho adequado

Consegue-se imaginar que essa iguaria apresentada de modo tão refinado seja um pudim de repolho?


Mimada, muito mimada..... 

Por fim, Winai me levou à fronteira com o Cambodja, donde partiria com destino a Siem Reap. 

Corredor de acesso ao Cambodja em Poi Pet

E o filho desempenha seu papel direitinho

Um comentário: