sábado, 8 de março de 2014

7.4 - Finalmente

Finalmente a mala ficou pronta e toda a preparação da viagem se concluiu.


Finalmente no aeroporto, na sala de embarque. Nunca havia embarcado as 4 horas da manhã! Aeroporto completamente vazio, sem fila alguma.

Voo parcialmente vazio, com uma família barulhenta atrás de mim. Diversão por nada...... Quem é turco aqui? Nada que se adivinhe pela aparência.


A Turquia foi um destino desejado por muito tempo e- ao ler a placa Istambul, emocionei- me. Agora era de verdade, pensei comigo mesma.


Serão 12 horas de voo, contra o sol. Viajaremos de dia e depois, pela noite de novo. Chegarei a Istambul às nove e meia da noite. Esta frio lá. Entre 3 a 9 graus esta semana, com dias nublados. Previsão de um dia com chuva, um dia de sol aberto e outros nublados. Para mais ou para menos.


O avião veio de Buenos Aires. Com o embarque em São Paulo, ficou cheio. Estou na segunda fileira, com dois bebês na fileira da frente. Eles e eu dormimos na primeira metade da viagem; na segunda (que só está começando) estamos todos inquietos.

Dei sorte. Sentou-se a meu lado uma brasileira que vive há 3 anos na Turquia. Dicas importantes.


O meu primeiro contato com a língua: sonora, musical, sem sons que arranhem a garganta. A maioria das palavras são oxítonas.


A rota de viagem e específica: viajamos pelo litoral do Brasil até o Espírito Santo, depois cruzamos o Atlântico em oblíquo, em sua menor distância, e entramos na África piela Senegal. - Dakar.  10829 km

Cruzamos pelo sul de Marrocos, pelo meio da Argélia e depois, pelo norte da Tunísia, sempre abaixo da cordilheira de Atlas. Entraremos no Mediterrâneo daqui a pouco, abaixo da Sicília e ilha de Malta.

Cortamos todo o deserto do Saara. E muito interessante viajar 4 horas olhando a areia homogênea e amarela embaixo; sem nuvens, sem verde, sem vegetação.


Logo que embarcamos serviram café da manhã. Sanduíches e sucos ficaram disponíveis e agora. 10 horas depois, serviram o jantar. Peito de frango com legumes ao vapor, salada de folhas e salada de frutas. Menu especial, pedido com antecedência.


Na janela do avião, as montanhas vermelhas do sul da Tunísia... BELAS. Montanhas esculpidas pelo vento, sem nenhuma vegetação, nuas em seu vermelho.

Chegamos as 9:30h, conforme planejado. Apesar do desembarque rápido no aeroporto imenso e quase vazio, a mala demorou uns 20 minutos a chegar. Lá fora, um cartaz com meu nome e um transfer a me esperar e levar ao hotel. Chovia e fazia 8 graus. Em meia hora estava no hotel. Só restava dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário