terça-feira, 18 de março de 2014

7.18 - O Dândi

VEHBI é um dândi. Por isso me intrigou, chamou atenção.

Encontrei- o em meu primeiro dia em Istambul. Chovia muito e eu havia ficado muito tempo numa fila para comprar o ingresso do Museu Topkapi e estava gelada. Uma paradinha na Cafeteria seria tudo de bom.

Lugar seco e aquecido; poucas mesas, só havia um lugar disponível na mesa de Vehbi. Ele tentou conversar mas havia tantas informações a absorver.... Mas a maneira como ele estava vestido levou- me a muitas perguntas até hoje não respondidas.

Era um homem bonito, em torno dos 40 anos, vestindo um terno entre marrom e laranja, quase açafrão. Foi o único terno desta cor que encontrei na vida. Por baixo, uma blusa de lá bege e no pescoço, um lenço de seda; de seda, notem bem, cuidadosamente amarrado. No bolso do paletó, um lenço em seda branco com motivos em laranja e um boton com a bandeira da Turquia na lapela.

Precisa mais?

Nenhum anel, apenas o amarelo dos cigarros marcando os dedos. Inglês perfeito.

O que estaria fazendo um homem, numa tarde de segunda-feira, vestido como estava, num café onde só havia turistas?  Buscando turistas, conclui.... E parei de especular. Despedi- me e entrei no Topkapi.

Andei e chovia. Ficava molhada e andava. Depois de mais de uma hora de andanças e molhancas, uma outra Cafeteria para um chá . Já da porta dou de cara com Vehbi a me chamar e convidar a sentar -me em sua mesa. Ele havia acabado de almoçar.

Desta vez conversamos bastante, mais de uma hora, e ele me deu todas as dicas de Istambul. Mas havia uma curiosidade mútua, um sondando o outro, buscando respostas. Ele, o dândi; - eu, uma mulher sozinha, na casa dos 60 anos e cabelos vermelhos.

Quase um jogo.

Era hora de continuar a visita ao palácio e o jogo também. Veria ainda alguns edifícios (O Topkapi é cheio deles) e ainda o Harém. Aí, ele me confirmou que em meia-hora estaria na Cafeteria do Harém.

Porque ele me disse isso?

Acontece que me perdi e não encontrei a entrada do Harém. Quando me vi, já estava fora do Palácio.

E nunca mais vi Vehbi. Mas as perguntas ficaram......

Um comentário: