sexta-feira, 28 de março de 2014

7.32 - Turquia. Mosaicos e azulejos.

A expressão artística da antiga Turquia teve duas fases bem distintas: no Império Bizantino, os mosaicos tinham as funções de fotografia. Grandes painéis forravam paredes relatando cenas bíblicas ou do cotidiano do império.
Quem não se lembra da belíssima peça  mostrando a Imperatriz Theodora na Basílica de São Vital em Ravena, na Itália?



Já na época otomana, pela proibição religiosa de se relatar figuras humanas e animais, os azulejos florais são as expressões artísticas e religiosas do Islamismo. Todas as mesquitas são forradas de azulejos cuidadosamente decoradas com motivos florais. 


Topkapi - parede decorada em azulejos de IZNIK

Teto da Mesquita Azul em Istambul

Paredes da Mesquita Azul


Eles tiveram origem na cidade de Iznik, por volta de 1500. Sáo construídos a base de quartzo que os torna muito resistentes e pesados. Nao dá para por nada na mala, nenhumzinho.

Num olhar mais atento, se percebe que os azulejos são sempre trabalhados em cinco cores: normalmente são 3 cores de azul , o branco e um tom de vermelho-terroso. O azul-turquesa é a cor mais interessante e, as vezes é substiúido pelo verde-água. 5 cores e mais nada!

                       

Toda a grandiosidade das paredes, dos tetos, tudo decorada com 5 cores.

Claro, sobrou muito pouco mosaico na Turquia, se vê alguma coisa em Santa Sofia e no Chora, duas igrejas bizantinos, de 1.500 anos atrás, que foram mesquitas por mais 500 anos, perdendo toda a sua sacralidade cristã e, só os a instalação da república turca em 1922, se tornaram museu. 









Não custa lembrar que a ultima Cruzada foi financiada com os tesouros de Constantinopla. Todas aquelas riquezas que se vê em Veneza foram todas roubadas de Constantinopla por cristãos, que foram ao Oriente Médio combater os muçulmanos, os hereges.

Será que o motivo era mesmo religioso?

Há ainda um outro tipo de mosaico que se vê nas ruínas romanas, principalmente em Ephesus, onde elas são bem conservadas: são os mosaicos decorativos dos pisos das casas, com 2.220 anos.




5 comentários:

  1. A Bea comemtou sobre os mosaicosde Belkis, antiga Zeugma, qundo puder dá uma olhada....

    ResponderExcluir
  2. Fica na fronteira com a Síria. Não era seguro ir a Gaziantep.

    ResponderExcluir
  3. Teremos que fazer outra viagem a Turquia, Jane, quando a situação da Síria secacalmar. Gaziantep e Hattays são preciosidades, nós falam.

    ResponderExcluir