quinta-feira, 20 de março de 2014

7.20 - Mehmet


Os interesses sempre se cruzam. Foi meu interesse por tapetes que me fez conhecer Mehmet, o dono deste hotel, o Dervish. Ele tem uma loja de tapetes a 300 metros daqui.




Fui visitá-lo e aprendi muito sobre tapetes, desenhos e cores. 
Mehmet trabalha com cores há 30 anos. De apenas três pigmentos vegetais, o índigo, azul, vindo do Irã e da Índia, o amarelo vindo de uma pequena flor - galium verum L. Nativa aqui da Anatolia, mais o vermelho de uma raiz, madder, mais o branco e o preto, naturais da cor da lã da ovelha, ele consegue todas as cores.

Todas!



Ele me mostrou uns 100 tapetes e me falava o significado de cada desenho, de cada símbolo. Me falou dos kilins e dos tecidos no tear vertical, com a técnica do nó de Izmir.


Tapeçaria usada em montarias, com bolsas laterais






Este retalho tem 1000 anos de idade e ainda preserva a cor.






Tomamos café turco (sempre com um funcionário presente, pois a loja estava fechada) e ele me contou a sua história de vida:

Era o mais velho de 7 irmãos e viviam nos Montes Taurus. Muito pobres, mudaram-se para Konya quando ele tinha 12 anos. Estudou e tornou-se professor de inglês.

Em 1960 houve o golpe militar na Turquia ( os militares ficaram 20 anos no governo) e Mehmet foi preso e torturado. Ficou 6 meses na prisão e quando saiu, havia perdido seu emprego de professor.

Recomeçou.

Há uns 20 anos atrás fez uma parceria com um casal de espanhóis. Ele comprava tapetes aqui e eles vendiam em Barcelona. Hoje Mehmet está rico, seu negócio prospera e ele fala com paixão dos seus desenhos, suas cores, seus tapetes.

Escreveu no meu caderno todas as receitas de tingimento dá-la e como conseguir as cores secundárias ou terciarias. Receitas que valem ouro.... Ou literatura.

Por ironia, no meu livro,Solstício de Verão, há uma personagem que tem a mesma atividade. Conheci Mehmet, então, há mais de 10 anos atrás....... Agora foi só o encontro! Por isso, fiquei tão emocionada.....

Amanhã, nós vamos até Çatalhoyuk, um sítio arqueológico do período neolítico, um vilarejo de 9 mil anos! O maior vilarejo do período neolítico do mundo! Eh, essa terra é muito antiga!

Depois eu conto como foi.....

Um comentário:

  1. Edna que encontro fantástico! Você foi sábia na sua escolha com quem tomar chá e apreciar a arte da tapeçaria. As cores básicas são essas, para compor todas as outras, mas o particular está nos tons, o índigo, o madder, o galium verun, os bejes das lãs. Cores que no ocidente só existem em óleo ou aquarela muito finas e caras... Novas inspirações para seus tapetes....

    ResponderExcluir