segunda-feira, 31 de março de 2014

7.33 - Turquia. Reflexão de uma viagem

20 dias na Turquia.
O que isso acrescentou na minha vida?
Viagens sempre somam. Acrescentam experiencia,  tolerância e modos diferentes de ver o mundo.

Particularmente, neste momento da minha vida estava um tanto insegura da minha autonomia física. Então  viajar sozinha foi ótimo porque eu imprimi o ritmo possível a cada dia. E, confesso, foi um ritmo mais intenso que supunha. Claro, isso me agradou bastante.

A Turquia é muito segura para se viajar. A religião muçulmana com toda a sua opressão sobre a mulher, acaba - pelo avesso - estruturando mais a família  colocando valores importantes. Então  o comportamento em relação ao outro é mais contido. O medo da punição gera responsabilidade. E isso se traduz em segurança. Em nenhum momento me senti ameaçada ou insegura.

Quando eu sai da área turística para a área onde vivem os cidadãos, em alguns momentos achei mais confortável usar o véu para cobrir a cabeça.Chamava menos atenção.

A Turquia é barata.
Transporte, hotel e comida, tudo é muito mais barato no Brasil.
Na tabela abaixo, custos em reais de 20 dias lá, abrangendo os itens referentes à viagem. Compras ficaram de fora. Euro com a cotação de R$ 3,12.


Transporte 831,00 10,3%
Passagem 3.035,00 37,6%
Alimentos 906,00 11,2%
Hotel 2.362,00 29,3%
Cultura 630,00 7,8%
Passeios 305,00 3,8%
TOTAl 8.069,00 100,0% 
Total em euros : 2.586,21  
A Turquia é um grande e belo país, habitado por um povo que tem orgulho de ser turco.Um país para se voltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário