sexta-feira, 14 de março de 2014

7.13 - Quero levar Halima para casa

Halima eh uma mulher miúda, de olhos azuis, roupa preta, com algumas rugas no rosto, envelhecida para seus cinquenta e poucos anos. Tem uma voz baixa, suave e canta enquanto trabalha.

Halima eh massagista no Çemberlitaş Hamman, o banho turco mais antigo (?) em Istambul. Ele fica perto do meu hotel, em frente ao ponto do tramway do mesmo nome. Ao se descer do trem já se percebe - se estiver atento - uma porta pequena e, logo atrás, um domo. Eh ali.



Entrei e escolhi um tratamento completo: banho, esfoliacao e massagem. Escolhi a tailandesa, porque precisava dum trato melhor nos pés. Eh caro. Muito caro. Algo em torno de R$ 250,00 reais por duas horas.

O ritual eh o seguinte:
- na recepção, te dão uma luva de tecido áspero e uma calcinha preta.
- você entra num espaço privativo para mulheres, te dão uma tolha de algodão xadrez de vermelho (ganhei uma de Halima) e te indicar uma cabine onde tirar a roupa e um armário com chave.
- você volta para a sala e eh encaminhada para um grande espaço hexagonal cujo teto eh a cúpula vista da rua. Nesse teto, há buracos cobertos de vidro para a luz entrar. As paredes são pintadas dum róseo envelhecido.



- no centro, uma plataforma de mármore, também hexagonal, com raio duns 3 metros, aquecida pelo chão, aquecendo toda a sala. Talvez a temperatura fosse duns 40 graus, não tenho certeza.


- para não nos constranger, suponho, mulheres muito, muito obesas, vestidas com calcinha e sutiã pretos te indicam para estender a toalha xadrez e deitar na pedra.
- depois duma meia hora, a mesma mulher que eh muito mais gorda que vc ( e isto eh ótimo!) volta, calça a luva áspera e começa a te esfoliar. Inteirinha, até a orelha.
- te enxaguam com água quente colhida numa bacia das inúmeras torneiras.



- te deitam novamente e novo banho de espuma, novo enxágüe.

Pronta?
Que nada! Há ainda muito prazer a ser desfrutado.

- te encaminham para uma sala com piscinas aquecidas e spots de água pressurizada, onde os músculos machucados de tanto caminhar são acariciados e relaxados.
- você fica o tempo que quiser nessa piscina.
- quando sair, pega toalhas, se enxuga e se entrega nas mãos de Halima para massagem.

Sai em estado de graça...quero levar Halıma para casa.

Um comentário:

  1. Imagino você flutuando por Istambul sem necessitar de tapete voador....

    ResponderExcluir