quinta-feira, 27 de março de 2014

7.28 - Turquia. Especiarias

As coisas vão se encadeando......
As especiarias foram uma das coisas mais importantes para o mundo pois permitiam a conservação dos alimentos. Elas existem desde sempre, desde que a humanidade domesticou montarias e inventou as rodas.




Foi por ela que Veneza enriqueceu e ficou a jóia que hoje eh, que os árabes invadiram o Sul da Espanha e mais tarde Portugal se lançou ao mar. Mas antes, muito antes havia uma rota terrestre e marítima que ligava a China e a Índia ao Norte da África e Europa.

Era a Rota da Seda. Vale a pena ouvir o CD que Yo Yo Ma, usando instrumentos da época compôs. Chama-se Silk Road.

Haviam alternativas para essa rota: uma mais ao norte, pela Mongólia, contornando os pés do Himalaya e outra mais ao Sul, pela Anatolia Central (esta que percorri) até o Mediterrâneo.


Não me perguntem porque, pois não consigo entendr a lógica, mas as especiarias da Turquia vinham do Egito, por mercadores de la. Tanto eh que, milênios depois, o mercado onde elas são vendidas se chama BAZAR EGÍPCIO. 



Um dos focos das minhas viagens eh a gastronomia e o restaurante mais interessante de Istambul, especializado em alta gastronomia otomana (e não turca) se chama Asitane. (www.asitanerestaurant.com). No Asitane, o chef me recomendou um livro que sintetiza a experiência deles: 500 years of Ottoman Cuisine, de Marianna Yerasimos. Andei e Andei e achei-o num antiquário em Beyoglu.


Fui paciente e listei - receita por receita - todas as especiarias necessárias. E ontem fiz a festa no Bazar Egípcio. A exceção daquelas que posso encontrar no Brasil, estou levando todas. Minha única dúvida eh uma tal de gum mastic que era muito cara e deve ser algo como o que se usa para fazer maria-mole.





Ah, outra coisa um tal de grape molasses também estava na lista. Para minha sorte, no café da manha havia uma tigela com grape molasses. E um molho adocicado com talins e mais alguma coisa que não descobri. E a atendente do café tentava me explicar - em turco - o que seria. Não deu.

Hoje voltei ao Asitane para o almoço. Uma experiência riquíssima! Azar do Alexandre que perdeu...

Um comentário:

  1. Estou gostando muito dessa viagem, sabores, arte, arqueologia, misticismo e mistérios...Teremos degustações....hummmm

    ResponderExcluir