sábado, 13 de maio de 2017

13.24 - Ásia- Laos

Tento entender o Laos, este pequeno país de 7 milhões de habitantes. Não consigo. Tem uma história conturbada demais para um fácil entendimento. 


Bandeira do Laos
Apesar de fósseis humanos encontrados com mais de 50 mil anos, foi a partir do século XIII, isto é, há 800 anos um grupo étnico (os Tais) migraram do sul da China e, conforme a rota migratória se constituíram em 4 subgrupos: tai-Birmânia, tai do Norte, tai do Sul e tai-laos. Isso explica a similaridade da lingua e das características físicas nestes 3 paises.

Constituíram pequenos reinos (feudos) - aqui foi o Reino Lan Xang - Terra dos 10.000 Elefantes - e viveram os próximos 500 anos brigando entre si. De tempos em tempos, um invadia o outro é incendiava a capital. Levar em conta que as casas eram de madeira. Por isso existem tantas ruínas de antigas capitais por aqui. Todas Patrimônios Culturais da Humanidades, menos Bagan, em Myanmar.

Em 1713, o reino foi subdividido em três reinos separados e autônomos: Vientiane ao centro, Luang Prabang, ao norte e Champasak, ao sul. No século 18, o Reino do Sião (atual Tailândia) invadiu o país e finalmente - em 1893, tornou-se um protetorado francês, integrando a Indochina, juntamente com o Cambodja e o Vietnã.  O Laos nunca foi importante para a França; país montanhoso, sem área agricultável e sem minerais para extrair, o que fazer? Melhor esquecer.... Apenas 600 franceses viviam no Laos em 1940...

Em 1941, França e Tailândia entram em guerra pela disputa do Laos. Os Japoneses forçam um armistício e parte do Laos foi cedida à Tailândia. Durante a Segunda Guerra Mundial essa unidade se desintegra a partir de movimentos nacionalistas pró-independência. Os japoneses invadem a Indochina e governam o país por 6 meses, até o ataque atômico ao Japão. A França recupera o controle político em 1946 e faz do rei de Luang Prabang, o rei da Monarquia Constitucional do Laos, além de recuperar os territórios cedidos à Tailandia por pressão dos japoneses. Isso durou até 1949, quando o movimento nacionalista, na onda do que ocorria no Vietnã, garante a semi-autonomia da França para - finalmente - em 1950, tornarem-se totalmente independentes.

Em 1951, no Reinado do Príncipe Souvanna Phouma, seu meio-irmão, Príncipe Souphanouvong organiza o Pathet Lao, um movimento de independência de linha comunista no norte do Vietnã.

Souvanna Phouma

 Junto com o Viet Minh (de origem vietnamita) invadem a região central do Laos, resultando em guerra civil. Pelo acordo de Genebra em 1954, as duas províncias do norte ficaram com o Pathet Lao e o resto do país permaneceu como monarquia, com soberania total. Mais negociações políticas e um acordo entre os dois irmãos em 1957 que dura até 1959.

Há um livro/filme O Amante. Escritora vietnamita de família francesa, Marguerithe Duras. Uma grande história de amor entre um local e uma garota francesa que começa numa balsa sobre o Mekong.

Fora de foco, mas sempre interessante
Mais filmes, agora a falar dos japoneses na Segunda Guerra: o sempre clássico A Ponte do Rio Kwai, e outro, desses dias: A longa viagem.

Vejam que é uma história muito recente; eu já havia nascido nesses tempos! Em 1960, essas forças políticas e militares vão para o conflito armado novamente. Em 1961, novo acordo político, já em plena Guerra Fria, com a URSS apoiando as forças do Pathet Lao e, a América, as forças reais. Forma-se uma coalisão governamental liderada por Souvanna Phouma


Mapa do Laos - parece o perfil de um menino narigudo.
Guerra Fria. Vietnã dividido em dois, Laos e Cambodja com governo comunista. Não foi fácil para ninguém! Guerra do Vietnã com 2.093.100 toneladas de bombas jogadas no Laos durante os 9 anos da Guerra do Vietnã! Ditadura do Kmer Vermelho no Cambodja onde Pol Pot assassinou mais da metade da população e Guerra civil no Laos, no fundo uma guerra aos interesses da Guerra Fria. 

Tudo isso aconteceu até pouco tempo atrás. Deve haver muita gente viva que testemunhou esses conflitos. Mas guerra não é conversa para turistas, certo? Queremos ver elefantes, mulheres-girafas, night markets, ar-condicionado e Wi-Fi....


Ocidentalização do Laos
Para mim, todos esses conflitos estão embutidos na mente e alma desses povos e a nossa diferença cultural e dificuldade linguística impedem de perceber.

Um comentário:

  1. Amei a sensibilidade desse post....
    Por que a Tailândia escapou de ser Colônia?! Vou pesquisar.

    ResponderExcluir