segunda-feira, 8 de maio de 2017

13.21 - Ásia - Vientiane . Laos

Há 6 meses nem sabia da existência de Vientiane, confundia com alguma grafia estranha do Vietnã. Nada a ver. Capital do Laos, com 460 mil habitantes, deve ter uns mil anos de idade.

Estou um pouco desconfortável por saber nada da história deste país; diferente foi a história de Myanmar que estudei por anos e sei muita coisa. A primeira informação necessária: moeda se chama KIP e está cotada 1 dólar = 1.882 kips.

Bem, aqui já teve invasão pela Tailândia no tempo que ela era Reino do Sião, foi protetorado francês por 96 anos, fazendo parte da Indochina. Depois teve a independência, a guerra civil, a guerra do Vietnã que, pela vizinhança, complicou muito o país; foi estado comunista e agora é uma república liberal com coca-cola e croissant.

A influência francesa existe até hoje, na língua, na organização dos espaços,


Avenida em Vientiane, com Palácio Presidencial ao fundo
na arquitetura,
 
Patuxai - Monumento aos mortos na guerra, inspirado no Arco do Triunfo Francês


Influência francesa na arquitetura laosiana

Casa construída sob influência da arquitetura francesa

na gastronomia, 
Croissants - o que é mais francês que isto?

Canelées - patisserie típica de Bordeaux

no trânsito. Nos países de influência inglesa como Myanmar e Tailândia, a mão de trânsito é ao contrário da nossa, aqui é igual. Estressa menos ao atravessar a rua. Paraíso das grandes SUV, fabricadas no Japão e Coréia, ninguém para pra você atravessar a rua, mesmo na faixa de pedestres.

Os chineses estão por toda a parte aqui e no mundo inteiro também; os mercados de rua são congestionados de produtos chineses de baixa qualidade, como o Brás, em São Paulo.

Mercado noturno beira rio Mekong - exclusivamente quinquilharias chinesas
 Ontem à noite, a caminho do restaurante, uma garota de Cingapura parou para pedir informações. Eu e ela sozinhas, acabamos indo jantar juntas, passear no night market e combinamos ela me mostrar a cidade hoje à tarde, já que ela tem um tio aqui e não é a primeira vez que vem para cá.

A pergunta que não quer calar é porque Aya Lee (lindo nome, não?), me abordou para pedir informações já que conhece muito bem a cidade? Ela tem 28 anos, acabou de se formar como dentista e mora sozinha em Cingapura. Parece confiável. A conferir mais tarde, depois do passeio.

2 comentários:

  1. Vou aguardar com muita ansiedade o próximo capítulo; o que Aya Lee quer com a Edna

    ResponderExcluir
  2. Vou aguardar com muita ansiedade o próximo capítulo; o que Aya Lee quer com a Edna

    ResponderExcluir