sexta-feira, 8 de abril de 2016

12.14 - Bálcãs - Mosteiro Žiča

O Mosteiro Žiča é um dos mais importantes mosteiros da Sérvia. Talvez o mais! 

Edna e Beatriz tendo ao fundo as paredes avermelhadas do mosteiro.
Construído há cerca de 800 anos, entre os anos 1207 a 1217, por dois dos irmãos Nemanjić: Rastko e Stefan, filhos de Stefan I - fundador da dinastia Nemanjic..

Jardins do Mosteiro tendo ao fundo capela e torre do Campanário
Stefan, o filho se tornou o primeiro rei da Sérvia e foi coroado nesta igreja, como Stefan II, iniciando uma tradição que permaneceu até o século XX.

Rastko se tornou monge com o nome de Sava. Ambos são santos da Igreja Ortodoxa Sérvia. São Sava é o patrono do país e em sua honra está sendo construído um grande templo em Belgrado, que visitamos no primeiro dia na cidade.

Sete reis foram coroados aqui. Mas nem tudo é grandeza. O complexo religioso foi destruído três vezes: primeiro pelos búlgaros (que também são ortodoxos), depois pelos turcos e - finalmente - pelos alemães que jogaram uma bomba que destruiu o átrio anterior da igreja.
Claro, foi reconstruído, mas os afrescos perderam-se para sempre.

Há belos jardins em Žiča. Desfrutá-los em silencio numa tarde quente de primavera, tendo tempo para contemplar, para refletir, para conhecer e desfrutar é privilégio ímpar. Eu e Beatriz sabíamos disso.  

Gazebo de estilo bizantino nos jardins do mosteiro
Até a Segunda Guerra Mundial foi um mosteiro masculino; depois tornou-se feminino. Hoje lá vivem 40 freiras: a mais velha tem 85 anos e a mais nova, 30 anos. Quem nos passou esta informação foi uma freira jovem, duns 34 anos e olhos doces e azuis. As freiras, além das preces duas vezes ao dia, fazem geleias, sucos e vinhos de frutas colhidas nos pomares ao redor do mosteiro.

Há também uma escola de pintura bizantina. Segundo Andjelka, há regras canônicas para pinturas e mosaicos bizantinos muito rígidas. Todos os desenhos e ícones do mundo religioso ortodoxo tem a mesma cara e o mesmo estilo por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário