segunda-feira, 4 de abril de 2016

12.09 - Bálcãs - A Família Real da Sérvia

A dinastia atual começou com Karadjordje, o líder da Primeira Guerra Sérvia contra o Império Otomano que terminou em 1813.
Não dá para - num post de meia dúzia de parágrafos - contar toda a história da Servia moderna, até a constituição da república em 1945, ao fim da Segunda Guerra Mundial.

O que dá para dizer é que a Sérvia esteve envolvida na deflagração  da Segunda Guerra Mundial. Em 1934, o rei Alexandre I estava em visita, junto com sua esposa, a bela rainha Maria, da Romênia, à Marselha, quando foi assassinado por um revolucionário búlgaro: Vlado Chernozemski.

Ontem, no museu da família real, na cidade de Topola, na Sérvia central, pudemos ver expostas as fotografias de jornais e revistas da época mostrando o acontecimento. Foi um dos primeiros assassinatos capturados em filme, pois o cinegrafista estava de frente para o crime. Será que existe o filme no YouTube?

O príncipe herdeiro, Pedro II tinha apenas 11 anos à época, estudava na Inglaterra e voltou ao país; contudo, pela idade, não assumiu o trono; foi nomeado como regente, então, seu primo - o príncipe Paulo, da Iugoslávia. Esse pedaço se parece com a nossa história, quando "o nosso" Pedro II se tornou imperador, pela abdicação de seu pai, com apenas 13 anos.

Paulo foi deposto em março de 1941, por seu pacto com os nazistas

Pedro II assumiu o trono por um período muito curto, apenas por março e abril.  O país foi invadido pelas potências do Eixo, e Belgrado foi bombardeada de surpresa em 6 de abril de 1941, matando em um único dia, 2.700 pessoas. Pedro II, com 18 anos se exila, primeiro na  Grécia e depois, Palestina, Egito e Inglaterra, onde completou os estudos em Cambridge. Foi deposto com a instituição da república por Tito, mas recusou-se a abdicar do trono. Nessa época, muda-se para os Estados Unidos.
Petar II Karađorđević.jpg
Pedro II, da Sérvia
Casou-se com Alexandra , da Grécia e Dinamarca e morreu em Denver, no Colorado após um mal sucedido transplante de fígado.

Teve um filho, Alexandre II, atual rei da Sérvia.
Agora esta história fica muito curiosa para nós, brasileiros: em 1972, Alexandre II casou-se  com Maria da Glória de Bourbon de Orléans e Bragança, da casa imperial brasileira.  Maria da Glória nasceu em Petrópolis, em 1946, filha de D.Pedro Gastão, do ramo de Petrópolis da família imperial e bisneta da Princesa Izabel e também prima do Herdeiro do Trono Brasileiro, o Príncipe Dom João Henrique, de Paraty, meu vizinho.
Vejam como a história é redonda: o príncipe herdeiro da Sérvia é primo do príncipe herdeiro do Brasil, que é meu vizinho em Paraty!!!!!! 


Pedro e Maria da Glória tiveram 3 filhos: Pedro em 1980, Filipe e Alexandre, gêmeos, em 1982. Divorciou-se de Alexandre II e hoje vive na Espanha como restauradora de antiguidades.
Resultado de imagem para maria da gloria de orleans, rainha da servia
Maria da Glória - Princesa Imperial do Brasil
Pedro, herdeiro da coroa sérvia, nasceu em Chicago e estudou na Inglaterra. Especializou-se em arte, design gráfico. Desde 2001 vive com a família em Belgrado. Charles e Camilla, há um mês atrás, fizeram uma visita oficial em Belgrado; Felipe e Alexandre,vivem na Inglaterra.

Family Tree
Familia Real Sérvia - Rei Alexandre, Rainha Catarina e os filhos Pedro, Filipe e Alexandre
Bem, precisei contar toda essa história para entender o significado de OPLENAC - Mausoléu da Família Real da Sérvia, localizado na cidade de Topola, de 5 mil habitantes, na região de Sumadija. Topola foi escolhido para sediar o mausoléu porque foi o local onde Karadjordje foi escolhido como o líder da Primeira Guerra Sérvia, contra os Otomanos, em 1804 e da sua vitória, iniciou a dinastia.
Igreja de São Jorge, sede do Mausoléu

No Mausoléu Oplenac estão sepultados Karadjordje, o rei Pedro I além, de outros 26 membros da dinastia, envolvendo 6 gerações.

Se Studenica está para a primeira dinastia - Nemanevic, - Oplenac está para a segunda dinastia - Karadojevic, como os lugares onde elas entraram para a história.

Se houvesse um único lugar para se visitar na Sérvia para estar em contato com os mosaicos bizantinos, ele local seria Oplenac. Centenas de metros quadrados de tetos, colunas, cúpulas e paredes cobertos de mosaico em smalti, tornando o espaço um museu de arte mosaicista em estilo bizantino.
As fotos abaixo vão mostrar muito mais que qualquer tentativa de descrição. 

Bosque no entorno da Igreja de São Jorge

Início da primavera nos bosques de Oplenac

Mosaico lateral da entrada mostrando o Primeiro Rei segurando o Mosteiro de Studenica

Mosaico em parede lateral

Mosaico de Santo da Igreja Ortodoxa Sérvia

Riquíssimo mosaico da Virgem Maria, com fundo em ouro


O tom de azul do fundo desse mosaico é conhecido como azul bizantino


Tumbas de integrantes da Família Real

Decoração em mosaico - nenhum milimetro de parede é deixado de fora


Riqueza de motivos e cores em todo o Mausoléu
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário