Estamos em Foz do Iguaçu.
Chegamos por volta do meio-dia do domingo. Temos o privilégio de estarmos hospedados no único hotel dentro do parque nacional, em sua melhor suíte - aquela de cuja janela se vê as cataratas. Gentileza da Diretoria do hotel, pois o Alexandre foi convidado a ser chef do restaurante do hotel. A foto acima é a vista da nossa janela...
Fizemos o passeio clássico, percorremos um caminho passando pela encosta do rio, contornando as quedas até terminar quase dentro da Garganta do Diabo. Um espetáculo que nos rebaixa a pequenos indivíduos diante da força da natureza.
Depois voltamos ao hotel e auscultamos as possibilidades de ir até Ciudad del Este, cidade fronteira do Paraguay e fazer algumas compras para a viagem, roupas para o Alexandre principalmente. Amanhã teremos de fazer a primeira revisão do carro. Por telefone já deixamos agendados desde Pinda.
O Hotel das Cataratas é o segundo hotel no Brasil da rede de hotéis de luxo Orient-Express. O primeiro é o Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. É uma construção de estilo colonial espanhol com varanda em arcos. O mobiliário segue a mesma linha. Como que o colonial espanhol influenciou este local é coisa desconhecida. O Hotel pertence ao Parque Nacional de Foz do Iguaçu e foi arrendado pela Oriente-Express a peso de ouro em 2008. Iniciou um grande trabalho de restauraçao, respeitando as linhas originais e foi reinaugurado em outubro de 2009.
É o segundo destino turístico do Brasil, frequentado basicamente por estrangeiros que vêm conhecer as Cataratas graças ao esforço nacional e internacional do marketing desenvolvido pela Varig entre os anos 70 e 80 .
A construção do Hotel das Cataratas teve início em 1939 e oficialmente inaugurado em 04 de outubro de 1958, com 52 apartamentos. .
Em agosto de 1959, o hotel era administrado pela Realtur Hoteleira S/A, subsidiária da Real Consórcio Airways, que foi posteriormente adquirida pela Varig S/A, em 1967. O hotel permaneceu sob o controle da Cia Tropical de Hotéis até setembro de 2007, e era conhecido como o Tropical das Cataratas.
Entre 1971 e 1982, houve a ampliação do hotel,vaumentando sua capacidade para 203 belos apartamentos, com duas suítes presidenciais.
No fim do século passado, a Varig e seus empreendimentos entram em crise e o hotel, em decadência Foi quando a Orient-Express arrendou o hotel. Não tenho certeza da cifra, vou conferir depois - algo em torno de 10 mil dólares ao mês.
Além dos 203 apartamentos, o hotel tem um restaurante interno e um bar com terraço para o por-do-sol no rio. Piano ao fim da tarde com coquetéis ou espumantes! Na parte interna, uma imensa piscina e um restaurante externo onde servem café-da-manhã e à noite, churrasco. Para estrangeiros, o churrasco brasileiro, o servir-se a vontade de carne bovina saborosa e macio é um manjar dos deuses. Aqui, só para falar das influencias argentinas, o molho do churrasco é o chimichurri.
Ah, e os passarinhos vem comer farelos de páo no café da manhã em nossas mesas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário