O interesse por este assunto foi concomitante ao meu interesse por vinhos, pois nessa área o terroir é fundamental. E foi o vinho que trouxe essa questão ao Brasil. Em 2002, os produtores de vinho do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul conseguiram o primeiro IP - Indicação de Procedência para a região. Não foi tarefa fácil; foram 5 anos de trabalho envolvendo produtores, associações e universidades a mapear e caracterizar a região.
O INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, criado em 1970, é responsavel pela outorga do selo de qualidade. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - tendo como missão a responsabilidade pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.
Por ocasião deste post, o Brasil possui 39 Indicações Geográficas, sendo 31 IPs e 8 DOs (Denominação de Origem). Os produtos são os mais variados: os vinhos do Vale dos Vinhedos, o calçado de Franca, os camarões da Costa Negra, no Ceará, a cachaça de Paraty, a empresa de software de Pernambuco... O ultimo produto a conseguir uma IP, em outubro de 2014, foi a cachaça de Abaíra, na Bahia. Prazer em conhecer!
Em Minas, 7 regiões possuem IP para seus produtos e uma DO. O que dá para conhecer? Depois dessa conversa toda, começo a incluir nas minhas viagens além dos locais que são Patrimônios da Humanidade, aqueles que possuem Indicações Geográficas. Duas listas que mostram a alma de cada região.
A primeira IP de Minas Gerais foi em 2005 - o café do Cerrado Mineiro. Em 2011 foram titulados o café da Serra da Mantiqueira e o queijo Minas artesanal de Serro. Em 2012, O INPI titulou os produtos em estanho de São João del Rei, o queijo da Serra da Canastra e a cachaça de Salinas. Em 2013, olha a surpresa da descoberta!, foi concedido IP para os biscoitos da cidade de São Tiago e o café do Cerrado Mineiro conseguiu a primeira DO - Denominação de Origem para Minas Gerais.
Selo do Café do Cerrado |
IP Café da Serra da Mantiqueira |
IP Queijo de Serro |
IP Estanho de São João del Rei |
O que dá para ver nessa viagem?
Provar o café? Com certeza. A cachaça de Salinas? Talvez em algum boteco.... In loco, o estanho de São João del Rei, o queijo de Serro. Na lista, mas ainda indefinido, os biscoitos de São Tiago.
IP Queijo da Serra da Canastra |
IP Cachaça de Salinas |
IP Biscoito de São Tiago |
Nenhum comentário:
Postar um comentário