Imensidão de planuras de areia branca, dai o seu nome. A vegetação e intensa, de Caatinga arbórea, uma árvore juntinha da outra a s expandir por uns dois metros em direção ao céu. Tudo isso sem nenhuma folha, rede de galhos retorcidos e entrelaçados.
Se chover, em uma semana fica tudo verdinho de folhas miúdas que aparecem não sei donde. Mas desde sempre, os cactos permanecem verdinhos. MANDACARU, árvore grandona, de palmas largas e espinhos espaçados. Já, o XIQUE-XIQUE eh mais baixo, verde escuro, com muitos espinhos. Seus pés pequenos tem uma forma humanoide, 30 cm de altura com dois braços em diferentes posições, sempre dispostos a entabular uma conversa.
E em muitas dessas formações rochosas, de origem sedimentar, o vento e o antigo mar que aqui viveu esculpiram abrigos - formações convexas de grandes alturas onde o homem vivia há - no mínimo 25 mil anos. Deixou fogueiras, pedras lascadas usadas com ferramentas e desenhos. Muitos desenhos nas paredes. Registros de animais, cenas da vida cotidiana, de lutas, de rituais. Hoje vimos cenas impressionantes.
Quem era esse povo?
E na busca dessa resposta que cientistas, há 40 anos, pesquisam, escavam e se debruçam..... E escrevem teorias. Uma das mais interessantes eh a que Anne-Marie Pessis, um francesa que está estudando essas pinturas desde 1980, eh sobre a classificação desses estilos pictóricos.
Mas esse eh um assunto pra um pôster específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário