sexta-feira, 7 de novembro de 2014

8.6 - Piauí. Serra Branca, soberba!

Se no dicionário a palavra soberba significa arrogante, também significa deslumbrante, magnífico. Serra Branca e tudo isso..... Paredões de arenito cinzento e arredondados a surgir aqui e ali, ao longo do caminho dos manicobeiros, rota turística inaugurada em 31 de agosto de 2014, na extremidade noroeste do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Imensidão de planuras de areia branca, dai o seu nome. A vegetação e intensa, de Caatinga arbórea, uma árvore juntinha da outra a s expandir por uns dois metros em direção ao céu. Tudo isso sem nenhuma folha, rede de galhos retorcidos e entrelaçados.

Se chover, em uma semana fica tudo verdinho de folhas miúdas que aparecem não sei donde. Mas desde sempre, os cactos permanecem verdinhos. MANDACARU, árvore grandona, de palmas largas e espinhos espaçados. Já, o XIQUE-XIQUE eh mais baixo, verde escuro, com muitos espinhos. Seus pés pequenos tem uma forma humanoide, 30 cm de altura com dois braços em diferentes posições, sempre dispostos a entabular uma conversa.







E em muitas dessas formações rochosas, de origem sedimentar, o vento e o antigo mar que aqui viveu esculpiram abrigos - formações convexas de grandes alturas onde o homem vivia há - no mínimo 25 mil anos. Deixou fogueiras, pedras lascadas usadas com ferramentas e desenhos. Muitos desenhos nas paredes. Registros de animais, cenas da vida cotidiana, de lutas, de rituais. Hoje vimos cenas impressionantes.

Quem era esse povo?
E na busca dessa resposta que cientistas, há 40 anos, pesquisam, escavam e se debruçam..... E escrevem teorias. Uma das mais interessantes eh a que Anne-Marie Pessis, um francesa que está estudando essas pinturas desde 1980,  eh sobre a classificação desses estilos pictóricos.




Mas esse eh um assunto pra um pôster específico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário