terça-feira, 16 de dezembro de 2014

9.1 - Minas. Pontos Cardeais. Os meus.

Antes de começar a falar das próximas viagens, tentei organizar os meus limites no mundo, o tamanho do meu quadrado terrestre.

Onde moro é o meu centro do mundo e ele se localiza a 22º 55' S, muito perto do Trópico de Capricórnio, exatamente na transição do universo tropical para o temperado e a 45º 27' W.

Se olhar bem, estou muito perto da saída para o mundo, isto é o Aeroporto Internacional de Guarulhos: 23º 27' S, este sim, cravado no Trópico de Capricórnio: 23º 27' S. E foi daqui que fui buscar meus limites geográficos nos últimos 40 anos.

A conferir:
Norte
- Belfast, na Irlanda do Norte: 54º 35' N
- Aberdeen - na Escócia: 57º 09' N

Leste
- Bali, na Indonésia: 115º 14' E

Oeste
- Lima, Peru com 77º 03' W
- Nova York, USA com 74º 0' W
- Quilquico - Chile com 73 41' W
- El Calafate, na Argentina: 72º 16' W

Sul
Ushuaia: 54º 47' S

Altitude
- Lago Titicaca - na Bolívia com 3821 metros
- Puno, no Peru com 3819 metros
- La Paz, na Bolívia: 3650 metros
- Cusco, no Peru com 3399 metros
- Paso  Los Libertadores, na fronteira entre Argentina e Chile: 3200 metros
- Arequipa, no Peru: 2328 metros
- Campos do Jordão, em São Paulo: 1628 metros
- Topo do Mundo - paraopeba, em Minas Gerais: 1500 metros
- São Thomé das Letras, em Minas Gerais : 1291 metros

Será que ainda dá para mudar esses limites? Para o sul, definitivamente, não. Caminho para a cidade mais ao sul do planeta e isso é muito significativo para uma virada de ano. Para os outros pontos cardeais, preciso situar geograficamente os meus desejos já mapeados e auscultar ainda a minha alma, para saber dos seus horizontes.

Pesquisando as cidades mais altas eu percebi que, na viagem de 1980 com os amigos da Nave 2001, visitamos os lugares mais altos da América. Me surpreendi com a altura do Titicaca e das cidades circunvizinhas: Copacabana, Puno, Juliaca, Ayacucho, Huancayo.... deu uma saudade imensa de rever estes lugares, 35 anos depois e ver o que mudou. Em 1980 tudo era muito primitivo. Lembro que depois de uma intoxicação alimentar pelas trutas de Puno, uma lata de leite em pó foi a mais disputada das iguarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário