domingo, 9 de setembro de 2012

2.15 - Cerâmica da Serra da Capivara - um modelo de sucesso


A cerâmica da Serra da Capivara criada em 1994. 
Hoje ela é considerada em todo o país um exemplo de projeto pioneiro de empreendedorismo sustentável, ao aliar empreendimento econômico, inclusão social e proteção ambiental, empregando cerca de 36 famílias do bairro do Barreirinho -São Raimundo Nonato nas oficinas de cerâmica e outro tanto nas cinco lojas, sendo uma em Terezina. 

O Barreirinho, é pouco mais que uma praça central onde se destaca a igreja rodeada por casas simples nas laterais, com grandes árvores frondosas onde a sombra oferecida é sempre um alívio para o forte calor, tem um visual que há muito perdeu seu ar miserável: casas de tijolo, antenas parabólicas, motos estacionadas sob a sombra. 

Cada trabalhador da cerâmica recebe uma renda de um a dois salários mínimos dependendo da produção. O ceramista Soichi Yamada, de São Paulo, a convite da FUMDHAM  passou – no ano de 1994 – seis meses no Parque procurando a melhor argila e treinando a comunidade do Barreirinho nas técnicas de cerâmica. O desenho das pinturas rupestres encontradas no parque define o estilo dessa cerâmica. Elas são desenvolvidas nas cores: azul, verde, bege, branca e marrom, pois são os pigmentos com ausência de cádmio e chumbo, permitindo a fabricação de peças bicolores, onde o branco sempre faz contraste com as outras três cores, de uso utilitário e decorativo, resistente ao forno e ao micro-ondas. São queimadas em fornos a gás, de alta temperatura, evitando o uso da lenha e diminuindo a pressão por desmatamento.

Hoje a Cerâmica da Capivara produz cerca de cinco mil peças por mês, mas a produção é variável dependendo das encomendas e é vendida a clientes fixos ou nas grandes feiras país afora. Para os grandes clientes foram desenvolvidas coleções exclusivas: Caras do Piauí, para o grupo Pão de Açúcar; Coleção Folha, para a Tok & Stok; Coleção Marco 500 – para a empresa do mesmo nome, em São Paulo e a Coleção BHCBrazilian Home Collection para a empresa americana BHC, de New Jersey que busca valorizar artesanato ecológico para consumidores dos Estados Unidos e Canadá.

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