Sua história remonta ao século XIII. Nascido por cesariana de mãe já morta. Era pastor e - depois de uma visão - entra para a Ordem das Mercês. Mais tarde vai para a África para evangelizar e libertar espanhóis presos na Batalha de Xxxxx. Aprisionado pelos árabes, tem sua boca presa por um cadeado.........
Por seu martírio e consequente santificação, é considerado o santo dos partos difíceis.
Por seu martírio e consequente santificação, é considerado o santo dos partos difíceis. No Piauí, principalmente, toda a criança nascida sob condições difíceis leva esse nome em agradecimento à proteção do santo. Num estado onde até hoje a assistência ao parto é precária, onde as maternidades são raras e as parteiras abundantes, é fácil compreender porque encontramos tantos "raimundos" nos canteiros de obras do Brasil, nas cozinhas de restaurantes, onde exercem sempre os trabalhos mais brutos.
Na segunda metade do século XIX, quando do povoamento em função da extração do látex da maniçoba e da consequente fundação das cidades da região, nenhuma Ordem de Portugal quis vir. Os espanhóis, da Ordem dos Mercedários se apresentaram para tal, com a condição que os bispos fossem de Espanha.
Pily, nossa companheira de viagem, espanhola de Navarra, analisa que Espanha, inconformada com o Tratado de Tordesilhas e a consequente perda das terras para Portugal, se propõe a ocupar ativa e indiretamente - através de sua Igreja - todos os espaços em terras portuguesas mesmo nos tempos mais atuais.
O terceiro bispo espanhol de São Raimundo, Dom Inocêncio Lopez Santamaria foi o mais longevo e mais importante. 27 anos de prelado. Seus restos mortais estão sepultados na Catedral de São Raimundo.
Em sua homenagem a cidade de Curral Novo hoje se chama Dom Inocêncio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário