O dia está luminoso, começou brilhante e uma brisa fresca faz do caminhar (pela sombra) uma atividade muito agradável nesta manhã de segunda-feira.
Café da manhã com tapioca e cuscuz de milho, com o programa de Ana Maria Braga ligado na TV e conversando com chefs, criando um contraponto à culinária regional que acabei de provar. E inexorável a imposição culinária do Sul, com a TV sendo o veículo comum de conversa entre todos os brasileiros. Em alguns lugares aqui, em São Raimundo, se encontra o mineiro pão-de-queijo no café da manhã, algo impensável há 15 anos atrás.
Caminho do Museu do Homem Americano, para pesquisas em seu centro de documentação e posterior encontro com Elizabete Buco.
Depois eu conto.
Fachado do Museu do Homem Americano - São Raimundo Nonato |
Almoço no Restaurante Homus, na rua dos bancos. Depois, em baixo de um sol ardido, uma entrevista com Fernando Tizianel, do ICM-Bio, nome atual do antigo IBAMA, chefe do Parque da Serra da Capivara. Fernando nos colocou a disposição um documento jurídico fundamental, o de processo de criação do Parque e o processo de indenização dos moradores do Zabelê.
Fim de tarde.
Estamos hospedadas na Pousada Zabelê, que fica na parte alta da cidade, a uns 400 metros do centro comercial da cidade. Há alguns equipamentos turísticos ao redor: uma boa padaria em uma esquina e uma pizzaria na outra.
Pousada Zabelê - São Raimundo Nonato |
Que fique claro que o céu de São Raimundo Nonato é um dos mais belos, onde a ausência de poluição luminosa permite à lua e às estrelas se exibirem com esplendor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário