O lago Llanquihue é o maior lago da região e contornado por 3 vulcões: Osorno, Monteagudo e Calbuco.
A beira do lago se ancoram 3 cidades - Puerto Varas (a mais turística e estruturada), Frutillar (a mais charmosa) e Puerto Octay (onde não há infraestrutura turística). 23 Km ao sul do lago está Puerto Montt, a maior cidade da região, com cerca de 150 mil habitantes e capital mundial do salmão, em plena crise de excesso de oferta.
Nós fizemos a cidade de Puerto Montt, onde fica o aeroporto e à beira mar, no Seño de Reloncaví, uma grande e pacífica baía no Pacifíco a nossa cidade-base. É uma cidade montanhosa, com casinhas de madeira ou corrugado metálico e tetos de zinco. Nosso hotel, o Seminário, (US $ 100,00/dia) ficava no patamar intermediário, nosntres andares da cidade. Fria e colonizada por alemães, tem a tradição dos cafés e das tortas, onde o strudell ganha significado especial.
O bairro Angelmó, logo depois do porto, hoje é o destino turístico da cidade. Ha várias lojas de artesanatos que vendem cestaria, pássaros esculpidos em madeira, artigos em lã de ovelha e de alpaca e mil outras quinquilharias que existem em todo lugar como chaveiros, imans de geladeira...... Há também bons restaurantes com pratos típicos do Chile: salmão, congrio, merluza, mariscos, polvos, enfim uma infinidade de frutos do mar de nomes desconhecidos para nós.
Puerto Varas, cidade bem menor e mais turística, a beira do Lago Llanquihue de onde se avistam os dois vulcões: Osorno e Cabulco. Ventava, fazia frio e muitas nuvens no céu, escondendo o sol e o pico dos vulcões. Mesmo assim, todo mundo faz muitas fotos da calçada a beira do Lago,mesmo que a vista dos vulcões seja só intenção..... Cidade de colonização alemã, tem na arquitetura a expressãode sua tipicidade: casas de madeira, telhas de Tijuelas. Um dos roteiros turisticos é visitar 13 casas típicas de cem naos atrás, de famílias alemãs. Vimos duas; o resto são estampadas nos milhares de folhetos turísticos espalhados.
Frutillar, ah Frutillar! Pequena cidade de colonização alemã encravada nos Andes... Casas de madeira, o lago Llanquihue e - como moldura - a simetria do vulcão Osorno. Única! Prepare-se para ser surpreendido: na margem do Lago se ergue um imenso teatro de mil e duzentos lugares. Pensado para ser palco de óperas, é o teatro mais austral da América. Sua magnificiência impressiona: construído em madeira de vários tons, seu entorno avança pelo lago e o ir e vir das ondas e do vento se juntam ao som da música. Não, não vi nenhum espetáculo artistístico no Teatro do Lago. Essa experiência ficou faltando.....
Puerto Octay, a 30 km ao norte de Frutillar não tem nada, é um vilarejo chileno à beira do Lago Lanquihue, onde os turistas ainda não chegaram. Contrapartida a estrada que liga as duas cidades é uma das mais belas do Chile. Estreita, calma, rodeada de pastos, pinheiros, verde, muito verde, igrejas pequeninas a transmitir muita paz, como se os anjos morassem apor ali.
Nenhum comentário:
Postar um comentário