sexta-feira, 5 de outubro de 2012

3.10 - Ilha de Chiloé

A Ilha de Chiloé foi me apresentada pelo meu amigo Claudio,ainda em Parati.
Tem 180 km de comprimento e 50 km de largura, sendo a segunda maior ilha da América do Sul. Qual será a primeira? Ilha da Páscoa, Ilha Grande? A gente sempre sai de uma viagem com mais perguntas que começou.....

Chiloé tem cultura própria - mapuche do mar - com mitologia interessantíssima. Eles se sentem especiais; quando atravessam o Canal de Chacao para o continente, dizem:
- Me voy a Chile!

Ela é cortada ao meio pela Ruta Panamericana e se ramifica em numerosas estradinhas, umas asfaltadas, outras não. A economia são as fazendas marinhas de moluscos e salmão.Há um pouco de gado de leite (Hereford) e algumas ovelhas, mas em número pequeno... Não sei o quanto conta economicamente.

As pessoas vem à Chiloé para ver as igrejas em madeira, Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. São 16. Há também um extenso litoral, ferries, ilhas e ... muitas gaivotas que conversam com a gente o tempo todo.

A proposta é ficar 2 dias em Ancud para ver a cidade e os pinguins, que estão a chegar e depois nos basearmos em Castro, capital da ilha, para fazer o roteiro das Igrejas.

Andando por Ancud, cidade de 37 mil habitantes e devastada por um terremoto em 1960,a sensação é que o tempo parou por lá. Nada globalizado, nenhuma placa da Coca-cola nos bares, nem da Bhrama! As vitrines são kitsh, quase horrorosas com roupas de cores fortes e descombinantes, os objetos chineses (ah, esses sim já chegaram) se amontoam em frente às vitrines junto com flores de plástico...... Lembra muito a Romênia do início dos anos 90, logo depois da queda do comunismo, quando lá ainda não existia sociedade de consumo.

Andar pelas estradas vicinais, quase sem destino, apenas deixando se envolver pela paisagem, pelo verde das colinas, pelo azul dos canais, pelo canto dos pássaros e do vento que contorce as árvores, ah, isso é muito relaxante e dum prazer que não tem preço.

Não se esqueça de descobrir Quilquico com seu hotel perfeitamente harmonizado com a Natureza. Coloquei um Farol em Quilquico para me dizer da hora de voltar.

Vá. Vá agora, pois acabou de começar um serviço de vôos diretos de Santiago para lá e - daqui a pouco - vai estar infestado de milhares de turistas e toda essa magia vai se acabar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário