domingo, 7 de outubro de 2012

3.15 - Pinguins e muito mais em Punihuill

Punihuil é uma praia de mar aberto no Pacífico, a 23 km de Ancud.
É um SantuárioAmbiental! Local de migração de animais, principalmente pingüins (espécies Humbolt e Magalhães) e aves. Mas é muito mais que isso: dezenas de outras aves (varias espécies de gaivotas, cormorões, pelicanos, petrel negro, carancas, quetrum non volador, Pidén de bico vermelho - estas foram as que vimos). Lobos marinhos tomavam sol nas pedras e uma lontra mergulhava toda hora bem à frente do nosso barco.

Um lugar muito especial num dia de sol e céu azul sem nuvens. Perfeito!

Chegamos à praia por uma estrada de cascalho em boas condições. Estacionamos o carro e logo apareceu Claudio que, por R$ 20,00 por pessoa, foi nosso guia no passeio de barco (cerca de meia-hora) pelas ilhotas onde estavam os animais.

Os pingüins chegam a partir de setembro para botar, nidar, nascer os filhotes e quando eles trocam de penas, em março, partem para uma temporada de 6 meses no mar, em águas mais frias, sem tocar em terra. Havia melancolia em uma foto mostrando uma fila de pingüins deixando a terra, indicando a hora da partida.

Ah, em tempo, na praia existem dois restaurantes razoáveis (comemos empanadas de centolla, (kings crab de Punta Arenas), salmão e merluzas a la plancha, com batatas). Há também um hotel muito charmoso, no alto do morro, com vistas para a baia de Punihuil.

Vale a viagem, valeu o dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário