quarta-feira, 20 de junho de 2018

16.3 - Portugal - Copa do Mundo - Portugal x Marrocos

Estamos num bar no Largo da Graça, parada convidativa depois da subida a partir do Convento São Vicente. Andamos por toda a manhã pelos arredores do centro de Lisboa. Estamos em tempo de Copa do Mundo e hoje a seleção de Portugal vai jogar...O plano inicial era ir até a Praça do Comércio, bem em frente ao Tejo - na parte baixa - e assistir o jogo no telão da praça junto com todo mundo; mas a perspectiva de ficar duas horas em pé, ao sol, não me atraía. Então paramos nesse bar de ambiente agradável, frequentado pelos lisboetas que trabalham nos arredores e fazem aqui o horário de seu almoço, com cadeiras na calçada, árvores na praça. Cerveja e uma maravilhosa salada de polvo. Nem estávamos gostando muito da Lisboa monumental, mas sua gastronomia é formidável.

O jogo começou e entramos no interior do salão para acesso à TV. Aí, Cristiano Ronaldo marca um gol rapidinho para a alegria e vibração de toda a audiência.Mas é muito diferente do clima no Brasil; os cidadãos continuaram comendo e conversando e - de quando em quando - se fixavam na TV.

Estou no lugar que queria estar.Vendo um jogo de Portugal na Copa do Mundo, em Portugal. Ver o comportamento das pessoas me interessa muito mais que o jogo em si. Mas Alexandre não pensa assim. E ao fim do primeiro tempo, saímos do bar em direção à Praça do Comércio. Nem tinha muita gente... será que chegavam a mil pessoas? A maioria era de jovens e migrantes. Fim de jogo, 1 x 0 para Portugal, todo mundo esvazia rapidamente a praça. Sensação de anti-climax!

Portugal consegue o principal objetivo que era vencer. Ainda assim, o jogo foi muito complicado para a seleção lusa. Um golo cedo e depois uma capacidade de luta e sofrimento da equipa de Fernando Santos. Alguns problemas em segurar os extremos de Marrocos, especialmente na primeira parte, mas depois contaram ainda com um grande Rui Patrício. Uma vitória justa e o apuramento fica agora mais perto.

Esse foi o comentário do site "zero a zero.PT". Muitas palavras diferentes no vocabulário deles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário