quarta-feira, 10 de junho de 2015

11.3 - Minas. Indicação Geográfica

Indicação Geográfica é um termo usado internacionalmente para designar um produto de origem agrícola, artesanal ou industrial ou ainda a serviços produzido em uma região específica.

O interesse por este assunto foi concomitante ao meu interesse por vinhos, pois nessa área o terroir é fundamental. E foi o vinho que trouxe essa questão ao Brasil. Em 2002, os produtores de vinho do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul conseguiram o primeiro IP - Indicação de Procedência para a região. Não foi tarefa fácil; foram 5 anos de trabalho envolvendo produtores, associações e universidades a mapear e caracterizar a região.

O INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial, criado em 1970, é responsavel pela outorga do selo de qualidade. É uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - tendo como missão a responsabilidade pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria.

Por ocasião deste post, o Brasil possui 39 Indicações Geográficas, sendo 31 IPs e 8 DOs (Denominação de Origem). Os produtos são os mais variados: os vinhos do Vale dos Vinhedos, o calçado de Franca, os camarões da Costa Negra, no Ceará, a cachaça de Paraty, a empresa de software de Pernambuco... O ultimo produto a conseguir uma IP, em outubro de 2014, foi a cachaça de Abaíra, na Bahia. Prazer em conhecer!

Em Minas, 7 regiões possuem IP para seus produtos e uma DO. O que dá para conhecer? Depois dessa conversa toda, começo a incluir nas minhas viagens além dos locais que são Patrimônios da Humanidade, aqueles que possuem Indicações Geográficas. Duas listas que mostram a alma de cada região.

A primeira IP de Minas Gerais foi em 2005 - o café do Cerrado Mineiro. Em 2011 foram titulados o café da Serra da Mantiqueira e o queijo Minas artesanal de Serro. Em 2012, O INPI titulou os produtos em estanho de São João del Rei, o queijo da Serra da Canastra e a cachaça de Salinas. Em 2013, olha a surpresa da descoberta!, foi concedido IP para os biscoitos da cidade de São Tiago e o café do Cerrado Mineiro conseguiu a primeira DO - Denominação de Origem para Minas Gerais.

Resultado de imagem para café do cerrado logo
Selo do Café do Cerrado
Resultado de imagem para café da serra da mantiqueira
IP Café da Serra da Mantiqueira

Resultado de imagem para queijo de serro
IP Queijo de Serro
Resultado de imagem para estanho são joão del rei IP
IP Estanho de São João del Rei


O que dá para ver nessa viagem?
Provar o café? Com certeza. A cachaça de Salinas? Talvez em algum boteco.... In loco, o estanho de São João del Rei, o queijo de Serro. Na lista, mas ainda indefinido, os biscoitos de São Tiago.

Resultado de imagem para queijo serra da canastra
IP Queijo da Serra da Canastra
Resultado de imagem para cachaça de salinas
IP Cachaça de Salinas
Resultado de imagem para biscoito de sao tiago
IP Biscoito de São Tiago

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário