Pois bem, estou aqui e já visitei a catedral e já comprei o perfume. De quebra, um surto na loja da LEGO, onde eé possível comprar peças avulsas por copo.Nem sei o que fui colocando dentro, parece-me que são peças menores e mais versateis.
O ÓRGÃO DA CATEDRAL
Poucas vezes vi um concerto de órgão, no Brasil eles empoeram nas igrejas, sem nenhum plano para formar organistas. A primeira vez foi em 1979, no Colégio Caraça, MG, numa longínqua e perdida noite.
Depois, ouvi um concerto na Notre Dame, em Paris, quando ainda era possível entrar sem filas. O concerto das 5 horas de domingo fazia parte do calendário cultural da cidade.
Depois consigo lembrar de mais um, numa pequena igreja aqui na Europa, mas não sei em que cidade ou pais.
E hoje ouvi o órgão da catedral de Colônia, na oração do meio-dia. Foi uma surpresa e um êxtase. Do nada, pelos ares da imensa nave soavam notas tocadas por um anjo talvez, descido dos céus para tal missão: encantar os homens.
Li alguma coisa sobre os desafios de restauração da catedral. Devido ao seu tamanho e tempo de construção (600 anos), a poluição, a chuva ácida vem corroendo suas pedras mais frágeis, principalmente o arenito e o calcáreo.
Em Myanmar e Cambodja aprendi alguma coisa sobre restauração de templos, então conseguia reconhecer - aqui - os blocos substituídos.
Decidi ficar mais um dia em Colônia; deixei para trás os planos de conhecer Bonn, a 30 milímetros daqui.
Viagens não são uma maratona a ser cumprida, então minha única missão era descobrir na estação, onde compraria o ticket de volta para a Bélgica.
Andei a esmo. Descobri uma região interessante: no primeiro supermercado, só produtos asiáticos. No segundo, também. Depois, a tradicional loja chinesa com "gatinhos de boa sorte" abanando a mão e a cabeça.
Do outro lado da rua, uma loja chamada Medina vendia extravagantes vestidos de festa e, outra, vestidos de noiva. Também, lojas vendendo jóias em ouro... Estava em uma comunidade estrangeira, sem dúvida.
Ah, finalmente um pub. Alemães (a maioria feios) bebiam cerveja em pé e torciam por um time de futebol, em frente a TV. Escolhi o outro lado, pedi uma cerveja e deixei o tempo passar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário