terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

21.4 - Antuérpia

Inverno. Tempo ruim. Chuva intermitente, vento e frio. Temperatura em torno de 4 - 5 graus, com sensação térmica de zero graus. Tinha tudo para dar errado.
Mas Gerd fez a diferença. Com um prazer genuíno em mostrar sua cidade, gastamos toda a tarde no centro histórico da cidade. Foram 11 km de caminhada, em condições muito desfavoráveis, mas amei cada pedaço.
Vi pequenas igrejas de 500 anos ainda vivas, com senhoras miúdas orando. Vi bares interessantes, talvez o mais importante afetivamente para Gerd seja o " 11 Mandamento",  completamente decorado com estátuas religiosas.
 Outra raridade: uma escada rolante com degraus em madeira, construída em 1931, para dar acesso a um túnel sob o rio. Ainda funcionando, fazendo ruído de máquina antiga funcionando.
A estação de trem e considerada a mais bonita da Europa; seu hall central parece um templo.
Gosto das esculturas de rua. Aqui em Antuérpia há muitas praças, muitos espaços abertos e algumas esculturas surgem do nada.
Esta eu adorei.
Almoçamos "croc madame" e , à noite comprei lanche no supermercado para comer no hotel. Estava chovendo e estava muito cansada.
Ibis Budget e barato, mas básico demais. Pouco acolhedor. Café da manhã legal.
Sai pra rua e a loja de tecidos africanos que estava me tentando desde o dia anterior, quebrou minha resistencia. Como Gwamnyn, nunca vou encontrar igual no Brasil.

Um comentário:

  1. Que delícia!!!
    Lugares lindos! (uma escada rolante , com degraus de madeira!!!)

    ResponderExcluir