- Mas lá nem praia tem! Ouço isso com muita frequência. Mas fazemos escolhas... Desta vez decidi ir para a Serra da Capivara por Teresina. Além de conhecer a cidade precisava fazer duas entrevistas.
Os voos para Teresina sempre chegam de madrugada - por volta das duas da manhã - porque (e soubemos depois) é mais barato para as aeronaves pernoitarem no aeroporto local. Ficamos no Ibis, no quadrilátero da saúde, em meio a muitas clínicas e hospitais. Teresina é referencia regional para tratamento de saúde, tanto para o Piauí quanto para o interior do Ceará e Maranhão. Encontrei-me com Gloria lá na madrugada de domingo. Saímos do hotel de manhã a buscar uma padaria para o café da manhã. Qual não foi nossa surpresa por encontrá-las todas fechadas.
Então decidimos ir até o Museu Histórico do Piauí. Museu pequeno e pouco explicativo, não acrescentou nada. Tentamos!
Museu de História do Piauí |
Daí fomos para o ponto turístico da cidade: o local onde o rio Poti deságua no rio Parnaíba.
O caminho foi feito por uma avenida que corre à margem esquerda do Parnaíba. E do outro lado é o Maranhão, a cidade de Timor. É esse rio que faz a divisa entre os estados. Nem sabia. Tem que viajar para saber das coisas.Encontro das Águas - Marrom é o rio Poti, a azul é rio Parnaíba, a terra verde ao fundo já é o Maranhão |
Gloria e eu no encontro dos rios, em Teresina. |
Mas encontrei uns sinos de vento com peças pequenas, que coube na mala. Tou levando. Pendurar na varanda da Casa das Hortênsias. Fim de tarde, hora de voltar para o hotel. Ah! choveu nesta tarde em Teresina. As chuvas aqui começam em novembro e vão até março, começo de abril. São estações bem marcadas: Chuva (o inverno) e Seca (o verão).
Teresina é uma cidade integrada ao Brasil, tem um IDH = 0,751,o que me surpreendeu. O PIB/capita também é alto = 22.597.62. Igual ao de Pinda, a cidade em que vivo. 62% de saneamento... O problema é a concentração de renda. Pouca gente muito rica para muita gente pobre... E a oligarquia econômica se confunde com a oligarquia politica. São os mesmos e continuam os mesmos com os casamentos entre os iguais. Como na realiza europeia, onde príncipe casava com princesa! Só para ilustrar isso, a construtora que ganhou a concorrência para construir o aeroporto da Capivara pertence a um senador!
Dia seguinte, vamos trabalhar: fomos até a Universidade Federal do Piauí para nos encontrar com Dra. Maria Conceição Lage, do Departamento de Arqueologia da Universidade. É disso que a gente gosta de falar. Além de toda a história da Capivara, se confirmou o que já intuíamos: o \piauí é um estado com profunda riqueza fóssil no estado inteiro. Onde se cava. se encontra algo. Então soubemos da floresta fóssil de Teresina, formada no período Permiano!
Depois fomos conhecer o Museu de Arqueologia da Universidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário