quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

10.5 - Patagonia. A Cordilheira Fueguina

Gostaria de compreender um pouco mais de geologia para entender as peculiaridades de cada lugar que visito.

Aqui, na Isla del Fuego, é o fim da placa tectônica que percorre toda a região desde o México (será isto?). Terremotos a toda hora em algum lugar dessa placa. Mas foi com o movimento desta placa que surgiu a Cordilheira dos Andes, com seus picos pontiagudos de rochas magmáticas (ah, lembrei-me da palavra). Há um outro grupo de montanhas, de picos arredondados, de outra origem geológica: sao rochas sedimentares, resultado da erosão ou do acúmulo de lavas vulcânicas, preciso entender isso melhor....

Bem. em todo o lugar que há montanhas com gelo no  cume, há vales e lagos para onde escorre a neve derretida no verão. Aqui há dois belos exemplos deles: o Lago Escondido e o Lago Fagnano, a 100 km de Ushuaia. Andamos por paisagens belíssimas, com vistas de tirar o fôlego. Ermo. O silencio e o vazio patagônico a me falar de um lugar para poucos.



Lago Escondido


Caminhada até o Lago Escondido, no momento mais frio da viagem. Descida íngreme por uma hora. A perceber o trabalho dos castores a construir um dique e destruir árvores que nunca mais vão se recuperar. 

Eita frio de verão!

O castor é exótico aqui, veio do Canadá há 75 anos e hoje - sem predadores - faz um belo estrago ambiental. Nosso guia nos disse que chegaram ao máximo da população (220 mil) e agora, a briga por territórios deve manter a população estável.

Destruição da vegetação por castores
O Lago Fagnano deve seu nome a um padre salesiano que xxx. Hoje o turismo se limita a chegada e olhada rápida enquanto o guia conta um enredo pré-preparado sobre a presença da Polícia Marítima, pois parte do Lago à oeste pertence ao Chile.


Lago Fagnano
Antes havia aqui um turismo familiar de férias, com varios bangalôs em madeira construídos em volta do lago. Hoje está tudo abandonado pois o lago foi contaminado com chumbo por alguma mineradora próxima.
Barco abandonado em Lago Fagnano

Foto de Nicolas Prompt

Cais abandonado no Lago Fagnano


Estou atenta a fotografar as flores nativas. Nicolas Prompt, o guia francês que vive há 12 anos em Ushuaia me deu o endereço de seu site de fotografias. Ainda não consegui abrir. Vamos tentar: www.nicolasprompt.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário