sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

30.9 - Buenos Aires

João, Edna e Alexandre tendo ao fundo a Faculdade de Direito

Buenos Aires - a cidade em si - tem hoje cerca de 3 milhões de habitantes, mas se juntarmos a população do entorno, chega a 15 milhões. Como era janeiro, época de férias escolares, a cidade estava esvaziada.
Todos os argentinos estão no Brasil, devido ao cambio favorável, nos disseram.

Era a minha terceira visita na cidade, sempre com o Alexandre; a primeira foi em julho de 2007, a segunda em 2013 (dentro de um giro de carro pela região) e agora, em 2026. Posso dizer que não conheço a cidade e que a experiência desta vez foi muito diferente das anteriores. Não tinha muita expectativa da cidade, pois chegava impactada com a viagem de 9 dias pela região de Salta, no noroeste argentino.

Ficamos na Recoleta, a parte nobre e um dos pontos mais altos da cidade, onde a aristocracia sempre morou; bairro de arquitetura sob inspiração francesa, os portenhos a chamavam de "pequena Paris". uma boa escolha. Plátanos imensos, de 20 metros de altura davam sombra, elegância e acolhimento nas ruas. O bairro começou no século 18, em torno da Igreja e do Mosteiro de Nossa Senhora do Pilar, onde os padres recoletos se instalaram. A Igreja ainda está lá, imponente monumento histórico nacional, refletindo a sociedade colonial espanhola com seus altares de ouro.

Sino da Igreja de Nossa Senhora do Pilar - Recoleta


Me surpreendi com a cidade: muitas áreas verdes, calçadas largas, tráfego dentro do suportável. 

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

30.8 - Costumes do Norte

1. Mate e cuia em qualquer lugar.
2. Shorts curto e desfiado.
3. Café social com doces ou sanduíches às 5 da tarde.
4. Jantar às 10 horas da noite.
5. Ouvir música regional o tempo todo. 
6. Festivais de verão de música ( me parece a praia deles). 
7. Colocam gelo no vinho
8. Usam tecidos andinos como toalhas de mesa nos restaurantes. 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

30.4 - Salinas Grandes

Salinas Grandes é um deserto de sal de origem vulcânica localizado nas províncias de Jujuy e Salta, no noroeste da Argentina.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

30.1 - Noroeste Argentino. As Montanhas Coloridas

Segundo dia de viagem, fazemos um tour pela Quebrada del Toro. Quebrada é um canyon.
Todo o vale é cercado pelos Andes, imponentes montanhas coloridas.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

30.0 - Noroeste Argentino

Férias de 2026.
João e eu começamos a viajar hoje. Fazemos isso todo ano desde 2021; é nossa quinta viagem. As anteriores foram Passa Quatro, Foz do Iguaçu, Petropolis, Itacaré, Itália e - agora, Salta. Começamos a viajar cedo, ele tinha 5 anos na primeira viagem. 

A companhia é a Aerolineas Argentinas, num velho avião azul; tão velho que não tem tomada USB para carregar equipamentos. Me sinto insegura em aviões assim, tenho a impressão que eles vão se desmanchar a qualquer turbulência. 
Não trouxe roupa adequada para o avião, sinto frio, precisava de um xale. Tenho um casaco na mala, mas dá trabalho pega-lo.
Desembarcamos no Aeroparque, um aeroporto pequeno e caótico. Fazia muito calor e o ar condicionado não dava conta. Muita gente e pouquíssimos brasileiros; a Argentina está cara para nós. O dólar valia hoje 1.440 pesos.

O voo para Salta atrasou duas horas; foi tenso. Quando embarcamos, tanto eu quanto o João estávamos no limite, exaustos. Estamos há 14 horas viajando, desde Pinda. 
 Chegaremos em Salta em meia hora, será bom ter alguém nos esperando para levar ao hotel. Daí,  jantar e dormir.
Amanhã será um dia intenso.