Estamos em tempo de fazer viagens de carro, viagens curtas no máximo de 4 horas. Por isso, escolhemos o roteiro das terras altas da Mantiqueira.
Eu e Marina.
Começamos por deixar o Vale do Paraíba em Cruzeiro pela manhã. O clima tórrido da semana anterior foi substituído por garoa e previsão de chuva pesada.
A primeira parada foi na fronteira, onde um março assinala a frente norte da Revolução de 1932, onde paulistas e mineiros se enfrentaram.
Depois, continuando a subir paramos em Passa Quatro, uma cidade charmosa com um casario bem preservado do começo do século XX. Passa Quatro teve seu desenvolvimento ligado à Estrada de Ferro Minas-Rio e desacelerou posteriormente. Hoje é um bem estruturado centro de turismo e a locomotiva a vapor foi reativada nos fins de semana, subindo a serra.
Depois, passamos por Itamonte, onde há um centro de pesquisas para tingimento de fibras orgânicas com pigmentos vegetais, o índigo incluído. Por causa da pandemia está fechado à visitação, mas os cursos de tingimento recomeçaram. Etno Botânica.
Cortamos um pedaço do Parque Estadual da Serra do Papagaio, com mirantes deslumbrantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário