terça-feira, 11 de novembro de 2014

8.11 - Piauí - As Tradições nas Pinturas Rupestres

TRADIÇÃO é o nome técnico para designar um conjunto de figuras rupestres com características semelhantes. 

A pintura em rochas é uma prática realizada em todos os continentes e iniciada, aproximadamente, na mesma época.Tem um duplo valor arqueológico: os desenhos, por serem algo concreto, fornecem informações sobre como se resolviam os problemas técnicos para se chegar à figura e também revelam a dimensão imaterial da cultura e da representação daquela sociedade que o produziu.

As mais antigas datações de pinturas rupestres são as da gruta de Chauvet, na França, realizadas entre 32.000 e 31.000 anos, época em o homem de Neanderthal teria desaparecido. Elas foram descobertas no final do seculo XIX.

A socióloga Anne-Marie Pessis, hoje professora da Universidade Federal de Pernambuco, desde 1980 vem estudando as figuras da região da Serra da Capivara e é a partir de seu livro " Imagens da pré-história" que eu refinei meu olhar para as diferentes tradições lá existentes.

Primeiro, é preciso contar que em todo o Nordeste do Brasil existe uma densa concentração de sítios arqueológicos pré-históricos e em muitos as figuras rupestres estão representadas.

Descobertas a partir de pesquisas nos anos 70, elas foram gravadas há pelo menos 12 mil anos atrás. Existem três grandes grupos de figuras ou tradições, designando os grandes troncos culturais que as fizeram.

Tradição Nordeste
É a mais comum na região, pintadas entre 12 mil a 6 mil anos no inicio do período Holoceno, coincidindo com a mudança climática que transformou as condições de vida na região.

Apesar de presentes em todo o Nordeste, sua origem foi na Serra da Capivara.São facilmente reconhecíveis por um observador e representam ações e acontecimentos  quer de caráter humano ou animal. Constituem rica fonte de informações dos aspectos de vida cotidiana, das crenças religiosas, das manifestações rituais, dos ornamentos, armas e outros objetos.O que as diferencia de outras pinturas são a temática e as modalidades de encenação utilizadas para cada situação.

Tradição Agreste
São pinturas maiores e representam figuras reconhecíveis e isoladas. Predominam as figuras humanas; são raros plantas e animais e não aparecem representações de objetos. Raram cenas narrativas, raras relatam algumas caçadas.As figuras são estáticas, com ausência de movimentos.
São pinturas de menor técnica, com acabamento tosco, com preenchimento total da figura pelo pigmento. Mostram cores de vermelho mais escuro provavelmente devido ao aquecimento no preparo da tinta. Os desenhos têm bordas escorridas muitas vezes, mostrando a diluição do pigmento em água.
Surgiu por volta de 9 mil anos e desapareceu por volta de 2 mil anos atrás. Não são originarias da Serra da Capivara, pesquisas arqueológicas evidenciam sua origem na região do rio São Francisco, em Pernambuco.

Tradição Geométrica
Tem um caráter provisório e nela se enquadram as pinturas onde as figuras não são reconhecíveis. Não é possível afirmar que elas sao características de um único grupo cultural. 

Estilos de Tradição Nordeste
No Parque Nacional da Serra da Capivara coexistem duas classes de estilos de representação,  além de um grupo de figuras de transição, ocorridos durante a  evolução cultural. Manifestam-se na escolha dos temas e na maneira como são apresentados.

Estilo Serra da Capivara
São os registros mais antigos. Criaram regras gráficas iniciais que, apesar da evolução dos desenhos, permaneceram nos seis mil anos que durou a tradição.
As figuras são simples e precisas com aprimorado trabalho técnico. Mostram sempre o ápice do movimento. Alegria e ludismo. Figuras com atributos culturais como o cocar na cabeça.
Dentre os animais, o veado é o mais representado, seguido pelas emas. Frequentes cenas de dança, cenas sexuais e de caça.

Estilo Serra Branca
Aparece com traço evolutivo a partir de 9.000 anos. Tem um aperfeiçoamento técnico, introdução de novos temas e os já representados, são mostrados de uma nova maneira.Há a preocupação com o ornamento,  as vestimentas e cocares. As formas são retangulares e muito decoradas, criando identidades individualizadas.Há mais cenas de violência representadas e surge a policromia

Complexo Estilístico Serra Talhada
São pinturas características da transição entre os dois estilos. Novos temas começam a ser representados, a violência sendo um deles. Há também um refinamento do estilo com figuras abertas, sem fechar totalmente o contorno e também a melhora das tintas empregadas, garantindo precisão e leveza ao traços.
Surgem as primeiras representações de cenas no tempo e no espaço e também de perspectiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário