terça-feira, 31 de dezembro de 2024

28.3 - Itália. A viagem Roma a Bolzano

Saímos cedo de Roma, depois dum café da manhã apressado no Hotel Miami, na Via Nazionale. Um táxi (10 euros) nos deixou na Estação Termini, donde sairia nosso trem. Chegamos no horário, mas a informação do número da plataforma demorou a aparecer no painel. Daí a correria para chegar ao último vagão. 
Era a primeira vez que João viajava num trem de alta velocidade e ele queria registrar tudo em seu diário. 


domingo, 29 de dezembro de 2024

28.2 - Itália. Roma

É inverno em Roma, o dia amanhece frio e à medida que avança, vai esquentando e ficando mais e mais agradável. Estamos na Via Nazionale, podendo explorar todos os interesses a pé. Saímos pela manhã do hotel e foi uma delícia caminhar por vielas estreitas com janelas verdes. A atmosfera da cidade é muito agradável. 
Roma tem 2,4 milhões de habitantes e recebe 700 mil turistas por mês, mas janeiro é um mês tranquilo. E o céu sem nuvens e sol brilhante fizeram sua parte para o dia ficar lindo.

João queria comprar uma caneta e entramos em uma livraria de museu - meus lugares favoritos em uma viagem - e não queríamos mais sair de lá. O inusitado ficou por conta de um dado redondo. Adoro as papelarias de museu.

Estar em Roma por apenas um dia pede um certo planejamento: João escolheu o Coliseu e eu, a estátua de MOISÉS, na igreja
E San Pietro em Vincoli.






 

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

28.1 - Itália - dezembro de 2024

 Outra viagem começando. Em algumas horas, João eu e Eta embarcamos com destino à Itália. Será uma viagem longa, de 5 semanas. O foco na primeira semana será ver e viver a neve de perto, apresentá-la ao João e depois, cruzar toda a Itália até o salto da bota, a Puglia, a merecer um olhar mais demorado, sem pressa.


quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

27.1 - Sul da Bahia - as férias de verão de 2024

Férias com o João!
Há alguns anos tentamos viajar juntos nas férias. Movimento de descobrir o país, o mundo,  além de compartilharmos nossas vivencias. Já temos algumas memórias: o passeio de Maria fumaça em Passa Quatro,  as dunas do Ceará,  as Cataratas do Iguaçu, Petrópolis e o 14 Bis, de Santos Dumont e da Coroa do Império. 
Dessa vez vamos para o sul da Bahia, Ilhéus e Itacaré. 
Chegamos cedo, sem atropelos.

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

26.8 - Argentina - Além dos lençóis de soja e milho, o que mais se encontra no Paraná?

 Caiu um meteoro aqui, na cidade dexxxx.

26.7 - A hora de comprar vinhos argentinos

 A relação cambial é bem favorável.

26.6 - Argentina - As outras ruinas jesuíticas da região

 São menos estruturas para receber visitantes.

26.5 - Argentina - As ruínas de San Ignacio Mini

 Talvez a maior e a mais bem conservada ruínas a falar do nosso passado colonial.

26.4 - Argentina - Os Guaranis e as Reduções Jesuíticas

 Taí um assunto polêmico: a intervenção dos jesuítas sobre os índios guaranis no Brasil, Paraguai e Argentina.

26.3 - Argentina - Dionisio Cerqueira - a fronteira seca entre Brasil e Argentina

Chamam de Tríplice Fronteira também porque um só cidade é geográfica e geopolítica dividida em 3 administrações: a cidade de Dionísio Cerqueira, no estado de Santa Catarina; Barracão, no estado do Paraná e Bernardo de Irigoyen, na província de Corrientes, na Argentina.